Eleições no Coritiba: veja prazos e entenda o que está em jogo para a associação
O Coritiba, enfim, terá novas eleições para a associação do clube. O pleito foi convocado pelo Conselho Deliberativo para o dia 27 de dezembro. A eleição deveria ter acontecido em dezembro de 2023, mas foi adiada para a conclusão do novo estatuto do Alviverde.
O regulamento das eleições será publicado em até 30 dias após a publicação da convocação, que aconteceu no fim de setembro no site do Coritiba. Depois disso, o prazo para inscrição de chapas é até o dia 27 de novembro, um mês antes do pleito.
Os eleitos irão administrar a associação do clube durante o triênio de 2025 a 2027. Vale lembrar que a associação tem uma cadeira no Conselho de Administração da SAF, hoje ocupada por Vilson Ribeiro de Andrade. O posto permite a decisão de veto em algumas decisões da SAF.
A votação de membros do Conselho Deliberativo e Administrativo deveria ter ocorrido no fim de 2023. Mas, em setembro daquele ano, as eleições foram adiadas para a finalização do novo estatuto.
+ Siga o UmDois no Threads e no BlueSky
Estatuto não foi aprovado por torcedores do Coritiba
No início de setembro, os sócios do Coritiba rejeitaram a reforma do estatuto proposta pelo Conselho Deliberativo. No total, 3.135 sócios foram contrários (80,95%) e 706 favoráveis (18%), além de 19 votos nulos e 13 brancos. Com isso, foi registrada a participação de 3.873 associados do Coxa.
O novo texto previa diversas mudanças, entre elas a alteração do número de membros para o Conselho Deliberativo. A redução seria de 160 para 120 conselheiros. O novo texto foi redigido para se adequar ao novo momento do Coritiba, que vendeu 90% da SAF para a Treecorp Investimentos por cerca de R$ 1,1 bilhão.
Agora, diante da negativa, o Conselho vai decidir e apresentar os próximos passos.
Antes, três torcedores do Coritiba haviam conseguido uma liminar na 12ª Vara Cível de Curitiba que pedia a convocação de novas eleições. A votação chegou a ser cancelada, mas depois, o Coritiba conseguiu suspender a liminar e manteve o pleito.
Eleições do Coritiba foram adiadas há quase um ano
Em setembro de 2023 o Coritiba decidiu adiar as eleições que aconteceriam em dezembro para finalizar o texto da proposta do novo estatuto, adequado à realidade da SAF. O novo documento foi apresentado em agosto oficialmente no site do clube.
Desde o início deste ano, o Deliberativo assumiu a associação do clube, provisoriamente, por meio de Jamil Ibrahim Tawil. Com as novas eleições, em janeiro de 2025 assumirá uma nova administração.