Diretoria cobra mais ‘pegada’ do elenco e garante reforços, mas sem “abrir cofre”
Um time com mais 'pegada' em campo e reforços pontuais, mas sem abrir o cofre. Esse é o resumo da coletiva de imprensa da diretoria do Coritiba, nesta terça-feira (19), no Couto Pereira, onde o presidente Juarez Moraes e Silva e os vices Glenn Stenger e Osíris Klamas bancaram, mais uma vez, a permanência do técnico Gustavo Morínigo no comando do clube.
Apesar do crescente questionamento da torcida sobre o técnico paraguaio – que venceu apenas uma vez nos últimos dez jogos –, há convicção interna de que a permanência é a atitude correta. Mas a diretoria também revelou um encontro com o elenco no CT da Graciosa, nessa segunda-feira (18), e a cobrança por mais intensidade dos jogadores.
+ Mercado da bola: as transferências do futebol brasileiro nesta segunda-feira (18)
"Não tem desgaste da comissão com o elenco, passamos a tarde inteira ontem no CT. Fechamos um pacto de entrega máxima. Coritiba é força, garra e tradição, tem que entrar lutando. E tem um dado de quem nosso time é quem menos faz faltas no Brasileiro. Isso não combina com garra, com força. Não é questão de ser desleal, é um indicador de pegada e o time precisa pegar mais", cobrou Juarez, que avalia o elenco como competitivo o suficiente para se manter na Série A, "no mínimo com uma classificação para competição internacional".
Diretoria do Coritiba admite necessidade de reforçar elenco
Ao mesmo tempo, a direção do Coxa também ressaltou a necessidade de reforçar o elenco com quatro ou cinco jogadores, mas tem encontrado dificuldade no mercado.
Klamas citou, por exemplo, que o atacante Guilherme Castilho estava na mira, mas a melhor condição financeira fez o jogador trocar o Atlético-MG pelo Cuiabá.
"Não há possibilidade de fazer a abertura de cofres, de massificar as contratações", disse Stenger. "Não há cofre para abrir", reforçou Juarez.
Também há possibilidade de jogadores serem negociados, em especial o atacante Igor Paixão, mas a garantia dada pelos dirigentes é que toda saída será reposta. Nomes não foram citados na entrevista coletiva, mas o volante Bruno Gomes, do Internacional, o volante uruguaio Jesús Trindade, do Pachuca, do México, e o atacante Hernán Perez, do Al Ahli, do Catar, estão próximos do anúncio.
"Estamos buscando reforços fora. O mercado nacional está muito difícil. Estamos mapeando o mercado sul-americano e investindo bastante tempo nas análises dos jogadores", frisou Klamas.