Diretor promete protagonismo do Coritiba na contratação de jovens promessas
O lateral Rodrigo Gelado, 20 anos, ex-Vila Nova-GO, anunciado pelo Coritiba no fim de 2023, e o goleiro Benassi, da mesma idade, ex-Ferroviária, fazem parte de um perfil que, segundo o executivo de futebol do clube, Júnior Chávare, a SAF pretende investir.
Atletas jovens e promissores são os requisitos de uma diretriz que o Coxa tem para reforçar o elenco em 2024.
"Vocês vão se acostumar cada vez mais que o Coxa vai estar a frente em negociações de jovens promessas para o futebol local. Essa é uma política que a SAF tem uma diretriz muito focada para isso e nós vamos fazer isso acontecer", afirmou Chávare, nesta quarta-feira (10), durante uma entrevista coletiva no CT da Graciosa.
+ Confira a tabela completa do Campeonato Paranaense
A mais recente contratação é a do goleiro Benassi, da Ferroviária, que deve ser anunciado nos próximos dias. O atleta é considerado uma joia da equipe do interior paulista, clube em que o próprio Chávere vinha trabalhando antes de acertar com o Coxa.
"Quando fomos buscar o Benassi, é uma oportunidade de mercado muito mais direcionada pelo que a SAF representa do que pela necessidade do jogador ir para algum clube", explica o executivo.
Gelado, criado na base do Vila Nova, também é um jovem destaque. Ele foi atleta revelação do Troféu Inconfidência, no início de 2023, pela equipe mineira.
Coxa vai priorizar integração da base no Estadual
Na entrevista coletiva da última quarta-feira (11), que durou cerca de 90 minutos, Chávare detalhou o esquema de rodízio de jogadores que deve ser utilizado no Campeonato Paranaense. A prioridade é ter um "terceiro time" inteiro formado por atletas da base.
"O perfil que a gente deseja muito atuar é que a gente tenha um grupo reduzido de profissionais, e que aquele terceiro time seja obrigatoriamente sub-20. Porque uma das coisas que não vamos abrir mão é da integração entre a equipe principal e as categorias de base", explicou.
Segundo Chávare, o elenco do Alviverde terá que ser robusto por conta do pouco tempo de preparação. O Coxa começou a treinar 13 dias antes da estreia no Estadual, no dia 18 de janeiro.
"O estadual vai exigir de nós um número um pouco maior de atletas. Enquanto a maioria já esta treinando desde dezembro, nós vamos ter pouquíssimos dias. Então deverá acontecer um rodízio. E aí eu preciso ter um pouco mais de atletas nesse momento", disse.
No treino que antecedeu a coletiva, aberto à imprensa, foi possível ver alguns atletas do sub-17 e do sub-20 em campo.
"No Coritiba, a qualidade não tem idade, isso vocês podem cobrar de mim. Se tiver jogador que está pedindo passagem, não vai ser a idade e nem o nome que vai definir se ele vai estar integrado ou não à equipe principal", afirmou.