Dez momentos constrangedores do Coritiba no Brasileirão
Na derrota do Coritiba por 2 a 0 para o Palmeiras, no último domingo (22), pela 28ª rodada do Brasileirão, uma tentativa de jogada ensaiada da equipe alviverde, que deu errado, viralizou nas redes sociais e foi parar até em sites internacionais.
O lance foi apenas mais um episódio bizarro do Coritiba no Brasileirão. O UmDois Esportes relembra dez momentos constrangedores da equipe coxa-branca nesta temporada.
1 - Jogada ensaiada que deu errado
Aos 13 minutos do primeiro tempo de Coritiba e Palmeiras, no último domingo, quando o placar ainda estava 0 a 0, o goleiro Gabriel Vasconcellos foi cobrar o tiro de meta e os jogadores da linha de defesa se movimentaram para tentar enganar a marcação.
O lance, porém, acabou em um erro bizarro do goleiro, que lançou a bola direto pela linha lateral, para ninguém. O erro viralizou nas redes sociais e foi noticiado até mesmo pela imprensa internacional.
2 - Cabeçada de Diogo Oliveira em Kuscevic
Durante a partida contra o Atlético-MG, na Arena MRV, pela 26ª rodada do Brasileirão, o atacante do Coritiba, Diogo Oliveira, deu uma cabeçada no zagueiro Benjamín Kuscevic, companheiro de equipe.
O zagueiro sofreu uma fratura no seio maxilar e está em recuperação no departamento médico, fora dos jogos por trinta dias. Por causa da lesão, Kuscevic também foi cortado da convocação da seleção do Chile.
3 - Frangos de Luan Polli e Gabriel
Durante a partida contra o Fortaleza, pela 21ª rodada, o goleiro Gabriel se machucou após um frango resultar no terceiro gol do adversário. O atleta precisou ficar em recuperação e Luan Polli o substituiu pelas duas rodadas seguintes.
Contra o Bahia, no Couto Pereira, Polli falhou quatro vezes e foi até aplaudido ironicamente pela torcida coxa-branca. O placar terminou em 4 a 2 para os visitantes.
4 - Maior sequência de derrotas na história
Depois de atingir a pior sequência da história, com 18 partidas sem vencer no início da temporada, o Coritiba emplacou oito derrotas seguidas. A pior marca da história do clube, igualando a campanha de 2005, quando foi rebaixado.
+ Confira a tabela completa do Brasileirão
A sequência do Coritiba contou com derrotas para Botafogo (4 a 1), Bragantino (1 a 0), Corinthians (3 a 1), Flamengo (3 a 2), Fortaleza (3 a 1), Bahia (4 a 2), Vasco (5 a 1) e São Paulo (2 a 1).
5 - Novela de Alef Manga
Na época investigado pela Operação Penalidade Máxima, o atacante foi afastado pelo clube por quatro jogos, mas voltou a atuar na derrota diante do Palmeiras, pela nona rodada do Brasileirão. Cinco dias depois, Manga foi afastado pela diretoria mais uma vez e, quando virou réu, no fim de julho, foi emprestado ao Pafos FC, do Chipre.
Manga cumpre suspensão de 360 dias do futebol brasileiro e levou uma multa de R$50 mil por receber dinheiro de apostadores para levar um cartão amarelo contra o América-MG, pela 25ª rodada do Brasileirão de 2022.
6 - Zago detonando elenco em coletiva
O técnico Antônio Carlos Zago, que comandou o Coritiba de abril a junho, deu uma entrevista coletiva polêmica após a derrota por 5 a 1 para o Grêmio, pela 12ª rodada do Brasileirão. "Já falei na cara, falo todo dia. A culpa é de quem construiu esse grupo. Os jogadores estão aqui porque contrataram. E quem contratou também tem culpa", afirmou.
"Quem montou esse grupo é o maior culpado. Se contratou errado, tem que assumir essa culpa. O treinador sempre acaba pagando o pato. Depois da terceira rodada, contra o Bahia, eu falei: 'se continuar assim, cai para a segunda divisão'. Hoje não é diferente", disparou o técnico. Depois desse episódio, ele foi demitido.
7 - Maior investimento da história e diversas baixas no elenco
O Coxa contratou 29 reforços para a temporada, com cerca de R$ 27 milhões investidos, o maior valor da história do clube. Ainda assim, dos 29, dez já se despediram ou não estão sendo aproveitados pelo técnico Thiago Koslsoki.
William Pottker, Bruno Viana, Junior Urso, Wesley Pombo, Liziero, Zé Roberto, Vilar, Marcos Vinicius, Gabriel Silva e Rodrigo Pinho já saíram ou não são utilizados.
8 - António Oliveira demitido após intertemporada "inútil"
O técnico português, António Oliveira, que comandou o Coxa do início do ano até a primeira rodada do Brasileirão, foi demitido após viajar para São Paulo com o elenco coxa-branca, para uma intertemporada.
O técnico passou dias preparando o time para a disputa da terceira fase da Copa do Brasil contra o Sport e a estreia no Brasileirão contra o Flamengo. A preparação foi desperdiçada após o técnico ser mandado embora e Zago assumir.
9 - Pior mandante e o enfraquecimento do fator Couto
Em 2022, o Coritiba conquistou 37 dos 42 pontos em casa e teve a sexta melhor campanha como mandante do Brasileirão. Neste ano, o Couto perdeu a força e, até agora, a equipe só conseguiu 12 pontos em casa, dos vinte no total. No campeonato, foram apenas três vitórias em casa contra oito derrotas.
10 - Promessa de estreia de reforços na abertura da janela
Antes da abertura da janela do meio do ano, o CEO Carlos Amodeo prometeu que, pelo menos, 70 a 80% dos reforços contratados pelo clube estariam prontos para estrear assim que o período de transferências começasse.
A realidade foi bem diferente. Alguns reforços contratados mal entraram em campo e poucos foram aproveitados. O único que estreou na abertura da janela foi Fransérgio. Outros, como o exótico espanhol Jesé, seguem claramente fora de forma.