Destaque do Coritiba tem proposta para deixar o clube em 2025
Destaque do Coritiba na temporada, Lucas Ronier recebeu uma proposta para defender o Neom SC, da Segunda Divisão da Arábia Saudita, a partir de 2025. Se confirmada, a transação marcaria a maior venda da história do Alviverde.
A informação foi divulgada inicialmente pelo jornalista Rogério Scarione, da Jovem Pan News, e confirmada pelo UmDois Esportes.
A vontade do atacante de 19 anos, no entanto, pode pesar na decisão. De acordo com pessoas ligadas ao atleta, Ronier não estaria inclinado a fechar o negócio. Por outro lado, o clube deseja prosseguir com a negociação.
+ Siga o UmDois no Threads e no BlueSky
Se o camisa 98 for vendido ao futebol árabe, ele ainda terminaria a temporada no Coxa. A janela de transferências da Arábia Saudita se encerrou no dia 2 de setembro, assim como a brasileira.
Além disso, o Alviverde segue na luta pelo acesso e Ronier, que soma quatro gols e três assistrências na Série B, é um dos jogadores importantes para a campanha. Com isso, o craque só reforçaria o Neom SC no ano que vem.
Arábia Saudita mudou o foco para jogadores jovens
Na última janela de transferências, o futebol árabe mudou o perfil de contratações e passou a focar em atletas mais jovens, como forma de desenvolver novos talentos.
Na Saudi Pro League, a divisão principal do país, as novas regras para a temporada 2024/2025, permitem que os times inscrevam 10 estrangeiros no time, mas dois, obrigatoriamente, precisam ter nascido em 2003, ou depois.
Um exemplo deste novo perfil do futebol árabe é a contratações do meia Guilherme Biro, de 20 anos, que pertence ao Corinthians, ao Sharjah FC, dos Emirados Árabes. Na segunda divisão árabe, no entanto, o limite de estrangeiros diminuiu de sete para cinco jogadores inscritos por time.
Lucas Ronier teve renovação recente
Piá do Couto, Ronier teve seu contrato renovado até o fim de 2027, em junho deste ano. A estensão do prazo envolveu um impasse no clube e, na época, o atleta chegou a ficar de fora de uma partida.
Em abril, o Coxa e o jogador chegaram a um acordo de renovação até dezembro de 2026. O staff do atacante, contudo, não efetivou a assinatura após a primeira rodada da Série B.
+ Ex-Coritiba, Grêmio e Inter tem prisão decretada
O Alviverde, na época, optou por exercer uma cláusula contratual que lhe daria o direito de estender a validade do vínculo com o jogador até 31 de dezembro de 2025. Mas Ronier, mais uma vez, não assinou a extensão.
Diante da dificuldade de chegar a um acordo, a diretoria optou por afastá-lo do elenco e ele ficou da partida contra o Goiás, na 10ª rodada. Depois disso, as parte chegaram a um acordo.
Igor Paixão foi a maior venda do Coritiba até hoje
Outro Piá do Couto, Igor Paixão é quem tem o título de maior venda da história do Coritiba. O jogador foi transferido em 2022 para o Feyenoord, de Roterdã, por 8 milhões de euros (R$ 41,6 milhões na cotação da época), aos 22 anos.
O jogador segue na equipe do futebol holandês, onde tem feito grandes temporadas. Em 2023, fez o gol do título da Eredivisie, a primeira divisão do país. Com o bom rendimento nas últimas duas temporadas, o jogador já chamou atenção de outras equipes na Europa.