De descartado a destaque como volante: conheça o novo reforço do Coritiba
Vini Paulista é o terceiro reforço do Coritiba para 2024. Anunciado como meia-atacante pelo Alviverde, foi como volante que o atleta mais se destacou no Juventude nesta temporada e ajudou na conquista do acesso à Série A.
Antes de se encontrar no meio de campo, Vini Paulista estava praticamente descartado da equipe e quase perdeu a oportunidade de disputar a Série B pela primeira vez. Formado na base do Grêmio, chegou ao Juventude em dezembro de 2022, em uma negociação intermediada por Júnior Chávare, atual executivo de futebol do Coxa.
+ Mercado da Bola: veja todas contratações do Coritiba para 2024
Contratado como ponta, Vini foi mal no ataque gaúcho e tinha dificuldades em finalizar. Foi com o técnico Thiago Carpini, no comando da equipe de Caxias do Sul desde maio, que o atleta se encontrou em nova função e cresceu no time como volante.
“A cada jogo ele se supera, virou um volante moderno, que marca, joga, rouba bola, desarma e encurta. E, o meu trabalho é não deixar ele na zona de conforto, tirar do conforto como eu faço com todos, para seguir evoluindo porque o nível de competitividade tem que ser alto”, afirmou o técnico do Juventude, Thiago Carpini, em uma entrevista coletiva na época.
Na temporada de 2023, Vini fez 31 jogos pela equipe gaúcha, com um gol e três assistências. Ele teve uma média de 5 bolas recuperadas por jogo e foi o líder do Juventude em desarmes (2,5 por partida).
De quase descartado a destaque como volante
A uma semana da estreia do Juventude no Gauchão de 2023, Vini Paulista sofreu uma lesão no maxilar durante um treino e ficou sem jogar por um mês. A pausa no início da temporada fez com que o atleta perdesse espaço na equipe.
+ Mercado da Bola: rumores, sondagens e negociações confirmadas no Brasil
"Ele perdeu a forma física, teve que recuperar e, quando voltou, foi para o fim da fila e não recebeu muitas oportunidades. Ele reaparece no time no clássico contra o Caxias, como uma surpresa, foi escalado [no ataque] pelo lado e foi bem mal, foi substituído no intervalo. Depois disso, ele ficou meio arquivado", explica o jornalista Bruno Mucke, setorista do Juventude na Rádio Caxias.
O atleta chegou a treinar em separado e recebeu propostas do Brasil de Pelotas e do Inter de Limeira, mas optou por seguir na equipe e tentar recuperar o espaço no elenco para disputar a Série B.
"Aí chegou o Carpini, que via ele como um bom marcador e apostou no Vini como volante pelo lado esquerdo. E ele foi muito bem. Na estreia dele contra o Londrina, ele fez um gol e recuperou a posse de bola que deu origem ao segundo gol", afirma Mucke.
Atleta dinâmico e polivalente
Segundo Mucke, Vini Paulista tem características que são essenciais para competir na Segunda Divisão.
"Aqui ele foi um jogador que estava sempre recuperando a posse de bola, o ladrão, que conseguia desarmar. Ele era sempre regular, ajudava no ataque, na recomposição. Ele é muito dinâmico e polivalente. Como volante, ele não tem finalizado tanto mas sempre se coloca à disposição na frente", descreve o jornalista.
"Não sei qual modelo que o Guto vai implementar na equipe, mas ele se adapta como segundo volante, talvez como terceiro homem no meio de campo. Acho que foi uma boa contratação, é um jogador muito dinâmico e para a Série B é necessário o jogador que seja polivalente", completa.
Veja lances de Vini Paulista pelo Juventude
Ficha técnica
Nome completo: Vinicius Romualdo dos Santos
Nascimento: 22/03/2001 (Santa Barbara D'Oeste - SP)
Posição: meia-atacante, volante
Altura: 1,79m.
Carreira: Grêmio e Juventude