Couto Pereira chega a 215 edições do Atletiba, mais que o dobro da Arena
Em 1933, o primeiro clássico entre Athletico e Coritiba ocupava o então Belfort Duarte, que viria a se chamar Couto Pereira a partir de 1977. Era dia 5 de fevereiro, quando o Coxa goleou o Furacão por 5 a 2.
Mais de 90 anos depois, o Couto chega ao clássico de número 215 entre as equipes no próximo domingo (18), pelo Campeonato Paranaense. Originalmente menor que o estádio Alviverde, a casa do rival Athletico recebeu bem menos a disputa centenária, 107 no total, segundo levantamento do Grupo Helênicos, especializado em pesquisa e na história do Coxa.
Mas o primeiro Atletiba na Arena da Baixada veio antes, em 1925. Foi o segundo clássico da história e terminou com empate de seis gols. Era o início da hegemonia coxa-branca nas vitórias da disputa. A primeira vitória rubro-negra só aconteceu em 1927.
Quando se trata de clássico, o Alviverde domina os placares. São 149 vitórias do Coxa contra 126 do Furacão, além de 117 empates. A primeira vitória rubro-negra só aconteceu em 1927, mas se no início o Athletico penava, nos últimos dez anos é ele quem é o dono da maioria das vitórias — 15 no total, contra 12 do Coxa.
+ Confira a tabela completa do Paranaense 2024
Força do Alto da Glória
No Couto, o Coxa é tradicionalmente forte contra o seu maior rival. Em casa, soma 97 vitórias e 295 gols. Já o Athletico venceu 53 vezes na casa do rival e 64 jogos terminaram em empate.
É no Alto da Glória onde aconteceu a maior goleada da história da disputa, o 6 a 0 do Alviverde, em 1933. O estádio também recebeu o maior público da história do confronto: 55.164 torcedores pagantes. O jogo lotado não teve gols, mas terminou com o Coritiba campeão paranaense na disputa de pênaltis.
O estádio também já viveu anos de torcida única, quando a presença rubro-negra era proibida no Couto e a alviverde vetada na Arena. Entre os anos de 2012 e 2023, foram nove jogos com a limitação.
Neste domingo, o clássico vai contar com outro tipo de proibição: para a partida 1.775 torcedores, sócios ativos e inativos da Império Alviverde estão impedidos de entrar no Couto.
A decisão da Justiça em uma punição pela briga generalizada na Vila Capanema, em 2023, já dura 14 dias e proíbe até mesmo pessoas que não estavam envolvidas na situação, além de crianças e idosos.
Relembre clássicos históricos do Couto
Coritiba x Athletico: Final do Paranaense 1978
O maior público do Couto Pereira na história viu o Coxa ser campeão paranaense nos pênaltis. Na disputa, o Alviverde marcou quatro e o Furacão apenas um.
Coritiba x Athletico: O chocolate de Páscoa em 1995
No domingo de Páscoa daquele ano, o Coxa goleou o Athletico por 5 a 1. O placar humilhante mudou os rumos do Furacão na história.
Coritiba x Athletico: Coxa de volta à elite
Em dezembro de 1995, o Coritiba conquistou o acesso à Série A do Brasileirão em cima do maior rival, que já havia garantido a vaga na elite na rodada anterior.
Leia também:
- No comando do melhor ataque do Estadual, Guto projeta Coritiba para o clássico
- Atletiba: Elenco do Athletico vale mais que o dobro do Coritiba