Coritiba visita o Vasco em disputa entre piores ataque e defesa do Brasileirão
De um lado, o Coritiba, com 46 gols tomados desde o início do Brasileirão. Do outro, o Vasco, que marcou apenas 20 gols em todas as 23 partidas que disputou no campeonato. Um tem a segunda pior defesa, o outro o segundo pior ataque da competição e, juntos, estão patinando na zona de rebaixamento.
É neste cenário que o Coxa vai até São Januário, na próxima quinta-feira (21), pela 24ª rodada do campeonato, para tentar voltar a vencer de seis jogos seguidos com derrotas, para Botafogo, Red Bull Bragantino, Corinthians, Flamengo, Fortaleza e Bahia.
+ Confira os próximos jogos do Coritiba no Brasileirão
Com um setor defensivo que já teve 17 atletas testados desde o início do ano, o Coritiba levou o equivalente a mais de dois gols por partida e só fica atrás do América-MG, que sofreu 47 finalizações ao todo. Natanael e Benjamin Kuscevic são os defensores com mais partidas no elenco, 16 e 17, respectivamente.
O Vasco, por outro lado, não conseguiu chegar à marca de um gol por partida até agora e é o artilheiro da equipe, Gabriel Pec, quem consegue ter destaque no elenco. Ele marcou cinco dos 20 gols da equipe. Ao lado do Cruzmaltino está o Goiás, o primeiro fora da zona de rebaixamento, também com 20 gols marcados.
O Internacional é quem marcou menos em todo o campeonato, apenas 19 vezes. Mas a equipe vive outro momento no futebol, e disputa a Libertadores enquanto no Brasileirão mira a parte de cima da tabela.
Em São Januário, Coritiba só venceu seis vezes
A última vitória do Coxa sobre o Vasco fora de casa foi no Brasileirão de 2020, pela 30ª rodada. O gol veio aos 90 minutos, em pênalti cobrado por Robson. Três temporadas depois é ele o artilheiro do Coritiba, com seis gols.
O retrospecto, porém, não é bom. No Estádio São Januário, o Alviverde perdeu 13 das 23 partidas que disputou. As outras quatro resultaram em empate.
No primeiro turno, em maio, no Couto Pereira, o placar ficou em 1 a 1, com gols de Zé Roberto e Erick Marcus, que empatou para o Vasco nos últimos dez minutos de jogo.
Na próxima quinta (21) o time da casa chega embalado por uma vitória imponente de 4 a 2 no clássico contra o Fluminense, no último sábado (16), e voltará a jogar com torcida em São Januário. O Coxa, por outro lado, vem de uma derrota com o mesmo placar, mas para o Bahia, no Couto Pereira.
Os dois times estão na zona de rebaixamento desde as primeiras rodadas do Brasileirão e não dependem apenas de si para sair das últimas quatro colocações. O Vasco, na 18ª posição, tem 20 pontos. O Coritiba, na lanterna, está estacionado nos 14 pontos há seis partidas. O jogo acontece nesta quinta (21) às 19h.