Coritiba vai votar mudanças no estatuto da associação: veja pontos principais
O Conselho Consultivo do Coritiba vai se reunir na noite desta terça-feira (23) para formalizar as propostas de mudanças do estatuto da associação, que será reformulado após a chegada da SAF. Essas mudanças serão votadas até o fim do mês pelo Conselho Deliberativo do clube.
A reunião do Deliberativo deve acontecer na segunda-feira (29). Em contato com o UmDois Esportes, o presidente do Consultivo, Rui Bocchino, afirmou que as mudanças elencadas pelos conselheiros surgem não apenas para dar mais autonomia à associação, mas também mais segurança.
No documento de 51 páginas contedo propostas de alterações, há sugestões que tiram menções à SAF coxa-branca de artigos do novo estatuto do clube proposto após a chegada da Treecorp, dando mais liberdade para a associação.
+ Confira a tabela completa do Brasileirão Série B
A ideia seria separar a gestão do futebol de outras questões que envolvem o clube.
"A proposta de reforma do Estatuto Social apresentada para discussão faz uma
interligação entre a Associação e a SAF CORITIBA, quando em seu bojo vincula a SAF
em diversos artigos. Isso não pode ocorrer. A Associação CORITIBA FOOT BALL CLUB, tem que se manter hígida, ou seja, independente da SAF CORITIBA, empresa da qual detém somente 10%", diz o documento.
"O Estatuto da Associação tem apenas que autorizar a participação da Associação em
Sociedade Anônima de Futebol, mas não ter vinculação direta estatutária. A vinculação deve ser apenas contratual e como acionista [...]. Por outro lado, como a Associação delega a uma Sociedade Anônima de Futebol, somente a gestão do futebol, não pode ficar dependendo de autorização da SAF para o exercício de outras modalidades esportivas ou sociais que porventura queira exercer", completa o documento.
As sugestões para mudança do estatuto foram compiladas entre os conselheiros em janeiro deste ano. Agora, três meses depois, a proposta formal será entregue para votação no Conselho Deliberativo.
Após a decisão e aprovação do novo estatuto, haverá a definição de novas eleições para escolha da diretoria da Associação, que deve ocorrer até maio, mas ainda não tem data marcada. As eleições, que aconteceriam em dezembro de 2023, foram adiadas pelo Conselho Deliberativo no ano passado.