Coritiba completa quatro jogos sem sofrer gol e agora mira evolução do ataque
O Coritiba vive seu melhor início de temporada desde 2012, com quatro vitórias seguidas, e a defesa aparece como a grande responsável por esse início avassalador. Afinal, já são 360 minutos sem ser vazado. O foco do técnico António Oliveira, a partir de agora, é fortalecer o ataque alviverde. "Podemos e devemos fazer mais do ponto de vista ofensivo", resumiu o treinador.
Com Gabriel em alta, o Coritiba já soma quatro partidas sem sofrer gol no Campeonato Paranaense: 1 a 0 no Aruko, 3 a 0 no Foz do Iguaçu, 1 a 0 no Rio Branco e 1 a 0 no Maringá.
+ Tabela do Paranaense 2023; acesse!
Além disso, o Coxa não vencia os primeiros quatro jogos da temporada desde 2012. Na ocasião, o time então comandado por Marcelo Oliveira bateu Toledo (2 a 0 fora), Corinthians-PR (2 a 0 em casa), Iraty (5 a 1 em casa) e Paranavaí (3 a 1 fora) na largada do Estadual.
Com a sequência atual, o Coritiba soma 12 pontos em quatro jogos e ocupa a vice-liderança, só atrás do Athletico pelo saldo de gols. António Oliveira destaca a força ofensiva e cita a evolução de 2022 para cá. No último Brasileirão, por exemplo, o Coxa sofreu 60 gols em 38 jogos.
"Conseguimos controlar o adversário (Maringá) sem a bola, para uma equipe que vai para o quarto jogo sem sofrer gol. No ano passado, como era? Para podermos atacar bem, temos que defender melhor. É o que a equipe está aprendendo a fazer", falou em entrevista coletiva.
+ Coritiba joga para o gasto, bate o Maringá e engata a quarta vitória seguida
Enquanto a defesa ostenta uma invencibilidade invejável, o ataque ainda busca evoluir. São apenas seis gols marcados em quatro jogos, três deles no mesmo jogo (3 a 0 no Foz). António Oliveira reconhece a necessidade de correções no setor ofensivo, mas pede tempo para isso.
"É evidente que podemos e devemos fazer mais do ponto de vista ofensivo, principalmente ter a bola por mais tempo conosco. Mas isso o tempo dirá. Acima de tudo, hoje, era sermos competitivos e fomos. E fomos muito sólidos defensivamente, e é um sinal que a equipe está evoluindo", concluiu.
O Coritiba volta a campo diante do Azuriz, às 16h de domingo (29), no Couto Pereira, pela quinta rodada do Estadual.