Sistema com três zagueiros agrada e ganha elogios no Coritiba
Formação utilizada no empate sem gols do Coritiba contra o Novorizontino, nesta sexta-feira (17), o sistema de três zagueiros deve ser utilizado mais vezes pela equipe alviverde no decorrer da Série B.
+ Confira a classificação completa da Série B
O esquema defensivo agradou o interino James Freitas, que valorizou a atenção dos zagueiros Bruno Melo, Maurício Antônio e Benevenuto, mesmo com pouco tempo de treino do trio.
"É uma variação tática que pretendemos usar durante a competição. A Série B vai nos exigir em outros momentos utilizar o terceiro zagueiro. Não tivemos muito tempo para desenvolver, mas dentro do pouco tempo que tivemos, estou contente com o que a equipe desempenho hoje", afirmou.
Segundo James, a ideia com a escolha era espelhar a equipe da casa. A novidade funcionou e o Coxa saiu de Novo Horizonte sem tomar gols.
"Nós havíamos analisado o Novorizontino e buscamos igualar taticamente a equipe, fazer um espelho. E era importante para a gente ter bem direcionado os nossos alvos na hora de marcar e explorar situações. No geral, o jogo foi bem equilibrado", disse.
Coritiba tem uma das melhores defesas da Série B
Com três gols levados em seis jogos, o Coxa está entre as cinco equipes com as melhores defesas da Série B. Além do Alviverde, Santos, Goiás e Operário levaram três ou menos gols na competição.
Se a defesa tem força, é o ataque que sofre problemas. Em seis rodadas, o Coritiba marcou apenas três vezes, o pior número da Segunda Divisão. Após o empate em Novo Horizonte, o zagueiro Marcelo Benevenuto falou sobre a diferença de rendimento entre os dois setores.
"A gente trabalhou essa tática de três zagueiro e funcionou. Faltou a gente ser mais efetivo na frente, mas faz parte, acho que a perna acabou pesando um pouco por conta da sequência de jogos", disse à rádio Transamérica Esportes.