Coritiba x Santos é marcado por confusões dentro e fora do estádio e protesto de organizada
A derrota do Coritiba para o Santos por 2 a 0, nesta segunda-feira (11), pela 36ª rodada da Série B, foi marcada por tensão entre as torcidas dentro e fora do Couto Pereira.
As duas torcidas têm um histórico de rivalidade. Sem a conquista do acesso, o jogo já não valia mais nada para o Coxa e a torcida organizada Império Alviverde protestou na arquibancada. Os membros da organizada entraram sem faixas e sem instrumentos da bateria e permaneceram desta forma em todo o jogo. Outros membros nem entraram no estádio.
Do outro lado, as torcidas organizadas do Santos vieram em peso para acompanhar o jogo que garantiu o retorno do Peixe à elite do futebol brasileiro. Segundo a Polícia Militar, 18 ônibus com torcedores se deslocaram do litoral paulista para a capital paranaense. A torcida organizada só entrou no jogo no fim do primeiro tempo.
+ Confira a tabela completa da Série B 2024
Durante o intervalo do jogo, houve tentativa de invasão por parte de torcedores do Coritiba ao setor dos santistas. Os coxa-brancas chegaram a empurrar uma grade e foram contidos pela PM. Na própria torcida do Verdão, também houve confusão e novamente o policiamento precisou ser acionado.
Desde a semana passada, os santistas vinham provocando os adversários nas redes sociais, com postagens incitando brigas com a Império. Durante o jogo, os torcedores do Alvinegro chegaram a entoar cânticos provocando a Império e chamando para uma briga.
O estádio teve um grande efetivo de policiais à disposição e a Tropa de Choque foi acionada. Os ônibus foram escoltados desde a chegada no Paraná até a entrada no Couto. Ainda assim, dentro do estádio e nos arredores, confusões foram registradas.
Vídeos que circulam na internet mostram brigas entre torcedores nas ruas de Curitiba. Ao final da partida, a PM segurou os torcedores do Santos e precisou agir em alguns momentos.
Organizada do Coritiba fez protesto em jogo contra Santos
Além das confusões, o jogo também teve protesto por parte da torcida organizada Império Alviverde, que entrou na arquibancada sem faixas e sem instrumentos.
A torcida protesta contra o momento do time, que vai permanecer mais uma temporada na Segunda Divisão e tentar retornar à elite apenas em 2026. O Coxa pode ainda ter a pior campanha na história dos pontos corridos da Série B.
A pior foi em 2018, quando terminou com 52 pontos. Atualmente, a equipe soma 50 e está na 10ª colocação.
Acima do local onde fica a torcida, uma faixa esteve pendura com a frase: "O Coritiba rstá acima de tudo, respeitem a nossa história". Em outros jogos, a faixa em preto e branco já havia sido exposta como protesto.