Coritiba anuncia a saída de quatro jogadores após fracasso na Série B
O Coritiba anunciou, nesta quarta-feira (13), a saída de quatro jogadores após o fracasso na campanha da Série B 2024.
O zagueiro Maurício Antônio e os atacantes Figueiredo, Robson e Alef Manga têm o contrato terminando no final deste ano e não terão o vínculo renovado. Desta maneira, os quatro jogadores ficarão livres no mercado para assinar com outros clubes. Além deles, o meia Yago, que pouco jogou, também não permanecerá.
O nome que mais chama atenção na lista é o do polêmico atacante Alef Manga. O jogador ficou um ano suspenso após ter virado réu na Operação Penalidade Máxima, que investigou episódios de manipulação esportiva no futebol brasileiro.
Manga voltou a jogar em outubro deste ano, anotando um dos gols da vitória do Coxa sobre o Amazonas, pela 31ª rodada da Série B. No entanto, sem ritmo de jogo após longo período de inatividade, teve dificuldades em ajudar o Coxa na reta final da competição.
Já Maurício Antônio, Figueiredo e Robson foram titulares da equipe durante boa parte da temporada.
O zagueiro Maurício Antônio disputou 38 jogos na temporada e anotou um gol. Ele foi capitão do time em diversas partidas e uma das referências do elenco em termos de experiência, mas nunca convenceu 100% a torcida.
Já Figueiredo chegou ao Couto Pereira por empréstimo do Vasco como uma das principais contratações da temporada.
O jogador de 23 anos chegou a ter bons lampejos em seu início de trajetória no Couto, mas também decepcionou na sequência e virou reserva. Ele disputou 42 partidas e anotou apenas dois gols com a camisa coxa-branca.
Por fim, o atacante Robson deixa o clube após duas temporadas seguidas sendo um dos principais jogadores do elenco. Na atual temporada, ele marcou 14 gols em 37 jogos, mas também nunca evitou as críticas de parte da torcida. O atleta deve ir para o Goiás.
Robson, inclusive, recebeu menção especial do Coxa, pelos mais de 150 jogos com a camisa coxa-branca.
Técnico Jorginho já deixou o Coritiba
Quem também não ficará no Coritiba é o técnico Jorginho.
O técnico confirmou na última segunda-feira (11), depois da derrota por 2 a 0 para o Santos, pela 36ª rodada da Série B, que não fica para 2025 e não comandará as duas partidas restantes, contra Chapecoense e Botafogo-SP.
"Não consegui cumprir com a minha palavra, tivemos uma defasagem grande no primeiro turno, mas tivemos jogos decisivos que não deixaram a gente somar pontos, principalmente os últimos. Lamento muito sair sem deixar o clube na Primeira Divisão", disse.
O Coxa já não tinha mais chances de subir desde a derrota para o Mirassol, por 4 a 1, na última rodada. Com o novo revés, a equipe pode até terminar a rodada na segunda parte da tabela, caso seja ultrapassado pelo Amazonas e caia para a 11ª posição.
Mesmo sem conseguiu a vaga na Série A, o Coxa apresentou melhora com o experiente treinador de 60 anos. Quando Jorginho assumiu a equipe, na 19ª rodada, o Alviverde estava na 15ª posição, a nove pontos do G4.
Mesmo assim, durante os 18 jogos com o técnico, o time nunca conseguiu entrar na zona e classificação. Essa, inclusive, é a primeira vez na história do Coxa que a equipe passa toda a Série B sem alcançar o G4 na era dos pontos corridos.