Paranaense

Derrotado no Estadual, Coritiba pode ficar fora da próxima Copa do Brasil

Por
Rafaela Rasera
22/02/2025 18:56 - Atualizado: 28/02/2025 20:56
Coritiba pode perder vaga na Copa do Brasil
Coritiba pode perder vaga na Copa do Brasil | Foto: Icon Sport

O Coritiba precisa fazer história para tentar avançar no Campeonato Paranaense e, mais importante, garantir vaga na próxima edição da Copa do Brasil, em 2026.

Após perder por 2 a 0 para o Maringá, neste sábado (22), na partida de ida das quartas de final do Estadual, o Alviverde precisa de uma remontada inédita no Couto Pereira. Em toda sua história, o Alviverde nunca conseguiu reverter dois gols ou mais em um mata-mata.

O cenário fica ainda mais dramático porque uma eventual eliminação nas quartas de final do Estadual deixa o Coritiba sem vaga direta na Copa do Brasil em 2026. O clube precisaria jogar – e vencer – a Copa Paraná, torneio que ainda não foi oficializado, mas seria realizado entre agosto e novembro. Outra saída seria vencer a Série B para ficar com a vaga.

Desde o ano passado, não há mais classificação à Copa do Brasil por meio do ranking nacional da CBF. As vagas são distribuídas pelas federações, que normalmente destinam a maior parte delas para os melhores classificados dos estaduais.

Coritiba repete roteiro em derrota

Na temporada passada, o Coxa foi eliminado pelo Maringá nas semifinais do Ruralzão. O Alviverde foi derrotado por 2 a 0 em Maringá. No jogo de volta, o time não conseguiu correr atrás do prejuízo e apenas empatou sem gols.

Naquele ano, o time chegou a lançar uma campanha para atrair torcedores para o Couto, chamada de "Todos juntos pela virada". O Dogão conseguiu a vaga na final e foi vice-campeão da competição para o Athletico.

Coxa precisa de remontada pelo terceiro ano seguido

Além da temporada de 2025 e de 2024, o Coxa também saiu atrás no jogo de ida de mata-mata do Paranaense há dois anos, em 2023. Na ocasião, o Alviverde perdeu de 3 a 1 para o Cascavel. Na volta, em casa, não conseguiu mudar o cenário e empatou em 0 a 0, caindo nas quartas de final da competição.

Nos últimos dez anos, o Alviverde teve dificuldade até mesmo para virar placares que precisavam de, ao menos, um gol. Em 2014, ficou fora da final do Paranaense após ser eliminado justamente pelo Maringá.

Na história recente, o Coritiba acumula poucas remontadas. A mais recente e marcante foi em 2016, quando avançou de forma inédita às quartas de final da Copa Sul-Americana.

Naquele ano, o Coxa tinha saído atrás na disputa contra o Belgrano, perdendo por 2 a 1 no Couto Pereira. Na volta, na Argentina, o Alviverde conseguiu igualar o placar e conquistou a classificação nos pênaltis. O Coxa caiu nas quartas para o Atlético Nacional, da Colômbia.

Onde apostar no Paranaense 2025

As melhores bets legalizadas do Brasil oferecem apostas no Campeonato Paranaense 2025. É possível dar palpites no vencedor de cada jogo, total de gols da partida, campeão da competição, entre outros mercados.

Siga o UmDois Esportes

Veja também:
Cuiabá x Athletico: Escalações oficiais reveladas
Cuiabá x Athletico: Escalações oficiais reveladas
"Pesadelo para Vitor Roque", detona jornal espanhol
"Pesadelo para Vitor Roque", detona jornal espanhol
Destaque do Coritiba assume responsabilidade e vê Alex como inspiração
Destaque do Coritiba assume responsabilidade e vê Alex como inspiração
"Rei da Malásia": Ex-Athletico tem números impressionantes na temporada
"Rei da Malásia": Ex-Athletico tem números impressionantes na temporada

Formada em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), gosto de contar as boas histórias que o esporte proporciona....

twitter
+ Notícias sobre Coritiba
Destaque do Coritiba assume responsabilidade e vê Alex como inspiração
Série B

Destaque do Coritiba assume responsabilidade e vê Alex como inspiração

Coritiba lança campanha para se reaproximar da torcida e promete ações
"Por um novo sol"

Coritiba lança campanha para se reaproximar da torcida e promete ações

Treecorp vendeu a SAF do Coritiba? Entenda parceria com empresa que já investiu no Maringá
Negócios

Treecorp vendeu a SAF do Coritiba? Entenda parceria com empresa que já investiu no Maringá

Derrotado no Estadual, Coritiba pode ficar fora d...