Coritiba reintegra Alef Manga após fim de suspensão
O Coritiba reintegrou o polêmico atacante Alef Manga ao elenco principal nesta quinta-feira (26), um dia após o jogador cumprir o último dos 360 dias de suspensão do futebol.
O pesado gancho veio após investigações terem revelado que Manga recebeu um cartão amarelo em troca de R$ 45 mil, em partida do Coxa contra o América-MG, no Brasileirão de 2022.
+ Siga o UmDois no Threads e no BlueSky
O atacante foi punido na Operação Penalidade Máxima, do MP-GO, que investigou esquemas de manipulação esportiva no futebol brasileiro. A punição, inicialmente válida apenas para o futebol brasileiro, foi internacionalizada pela Fifa em outubro do ano passado.
Agora, Manga volta a ficar à disposição do técnico Jorginho para a reta final da Série do Brasileirão. No entanto, o treinador já deixou claro não contar com ele para o duelo contra o Goiás, nesta sexta-feira (27), no Couto Pereira, pela 29ª rodada da Série B
Com 40 pontos e na 8ª posição, o Coxa está a apenas seis pontos do G4 e tem como fundamental um triunfo sobre o oponente goiano, que está em 12º, com 37.
Coritiba: Jorginho fez cobranças a Alef Manga, que pediu desculpas
Ainda este mês, o técnico Jorginho revelou uma conversa com Alef Manga, que estava na iminência de voltar a ser liberado para jogar. O treinador usou palavras duras para tratar do retorno do polêmico atleta.
Jorginho, sobre o atacante Alef MangaAntes de mais nada, o Manga precisa se desculpar pelo que aconteceu, porque isso é desvio de caráter. É muito sério.
"Você imagina, ele volta para o grupo e o que os jogadores vão pensar? Ele precisa pedir desculpas ao grupo, ao clube e ao torcedor", disparou Jorginho, em coletiva de imprensa, dia 18 de fevereiro, após vitória sobre o Ceará.
"Eu já tive uma conversa muito séria com ele e vou ter de novo. O comportamento dele precisa ser exemplar. Não quero ver machucando ninguém, falando com ninguém. Não basta ser honesto, ele tem que demonstrar honestidade. É isso que quero do comportamento dele", revelou Jorginho.
Após a cobrança de Jorginho, Alef Manga teve uma conversa com o elenco do Coritiba.
Jorginho ressaltou tempo em que Manga ficou parado
Por fim, Jorginho também analisou a situação física do atacante Alef Manga. Ele não disputa uma partida oficial desde 23 de outubro de 2023.
De lá para cá, o jogador ainda ficou cinco meses sem treinar por clubes. Manga voltou para Curitiba em outubro e chegou a treinar em campos de futebol amador para tentar manter a forma física.
"Um ano parado, não acreditem que o Manga vai voltar rápido. Não tem condições. A gente tentou acelerar o processo com todo o cuidado necessário, porque a gente não sabia se o clube poderia ser punido em algum momento", explicou Jorginho, na mesma entrevista após o jogo contra o Ceará.