Coritiba registra pacotão de reforços no último dia de janela
O Coritiba registrou um "pacotão" de reforços para a temporada 2023. Foram cinco jogadores que apareceram no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF nesta quinta-feira (20), último dia da janela de transferências nacionais.
São eles: o zagueiro Vilar, o lateral-direito Marcos Vinícius, o volante Matheus Bianqui, todos do Maringá, o meia Gabriel Silva e o atacante Wesley Pombo, ambos do Grêmio.
Os quatro primeiros chegam por empréstimo até o fim do ano com opção de compra. Já o atacante vem em definitivo ao Coxa com contrato de três temporadas.
+ Mercado da Bola: veja todas contratações do Coritiba em 2023
Gabriel Silva, meia
O meia Gabriel Silva foi primeiro a ser apresentado de forma oficial pelo Coritiba, nesta quinta-feira (20). O jogador de 20 anos fica no Coxa até o fim do ano. De acordo com a imprensa gaúcha, o Coxa pagou R$ 600 mil ao Grêmio pelo empréstimo e, se quiser exercer a preferência de compra, precisará bancar 1,5 milhão de euros (cerca de R$ 8,1 milhões) por 50% dos direitos econômicos.
O novo reforço do Coritiba passou por categorias de base do São Caetano e do Grêmio. Subiu ao profissional no ano passado, quando fez quatro gols e um a assistências em 29 partidas. Nesta temporada, atuou por sete jogos no Gauchão.
"Quero ajudar a equipe do Coritiba a cumprir todos seus objetivos na temporada, vou fazer o meu melhor e honrar essa camisa", afirmou Gabriel Silva.
Vilar, zagueiro
O zagueiro Gustavo Vilar, de 23 anos, também foi apresentado pelo clube nesta quinta-feira (20). Natural de Guarujá-SP, o defensor começou na base do Santos e chegou ao Maringá em 2020, por indicação do técnico Jorge Castilho. Em 2022, jogou a Série B emprestado ao Londrina.
Nesta temporada, pelo Dogão, fez 16 partidas e foi um dos destaques do time no Campeonato Paranaense. "Chego com muita confiança de fazer um bom trabalho e ajudar meus companheiros. Vamos em busca de conquistar todos os objetivos da temporada", disse o zagueiro.
Marcos Vinícius, lateral-direito
O lateral-direito Marcos Vinícius, 26 anos, foi formado pelo São Paulo e começou a carreira no Atlético Tubarão-SC. Depois, passou por Brusque, Chapecoense, Criciúma e Vilafranquense, de Portugal, antes de chegar ao Maringá no ano passado para o Estadual.
No segundo semestre, foi emprestado ao ABC para a disputa da Série C. Em 2023, jogou 16 partidas, todas como titular. O jogador também fica no Coxa até o fim do ano. "Estou motivado para este novo desafio, quero ajudar o Coritiba e meus companheiros a conquistar todos os objetivos da temporada", confia.
Wesley Pombo, atacante
Wesley Pombo, de 20 anos, pertencia ao Grêmio e chega em definitivo com contrato de três temporadas - o Tricolor mantém uma fatia dos direitos econômicos. O jovem atleta atua como atacante pelos lados do campo.
Em 2023, o atacante atuou por empréstimo pelo Caxias no Gauchão. Pombo fez nove jogos, com dois gols marcados (ambos contra o Internacional). No entanto, nunca foi titular do Caxias – sempre saiu do banco de reservas com boas atuações, mas acumulou apenas 244 minutos em campo.
"A expectativa é muito boa, fico feliz de chegar em um grande clube e poder ajudar meus companheiros. Quero contribuir com muita vontade e dedicação", garantiu o atacante.
Matheus Bianqui, volante
Formado pelo Londrina, Matheus Bianqui, 25 anos, estava no Maringá desde o ano passado, contratado para a disputa do Paranaense. Depois, foi emprestado para a Chapecoense. Neste ano, foi titular 17 jogos da equipe. O volante é mais um nome para o Coxa para a temporada 2023 - foi o último apresentado nesta quinta-feira (20).
"Estou muito feliz em vestir a camisa do Coritiba. Espero retribuir todo o carinho que tenho recebido com bons resultados dentro de campo", declarou o volante.
Os cinco jogadores podem atuar pelo Coxa já diante do Fortaleza no domingo (23), às 18h30, no Couto Pereira, pelo Brasileirão. No entanto, o trio que veio do Maringá está fora do duelo da Copa do Brasil diante do Sport, por já ter disputado a competição pelo clube do interior.