Rotatividade

Coritiba vai para quinto técnico como SAF; permanência média é de 3 meses e meio

Fábio Matias, ex-Coritiba.

Depois da saída de Fábio Matias, o Coritiba se encaminha para contratar o quinto técnico desde a oficialização da SAF, em junho de 2023. Em 13 meses, o Coxa teve quatro treinadores efetivos diferentes, além de James Freitas, que atuou como interino por quase um mês.

continua após a publicidade

Ainda sem um nome confirmado, o clube tem pressa para encontrar o novo comandante e essa é a prioridade da diretoria de futebol neste momento. A próxima partida é contra a Chapecoense, neste sábado (27), no Couto Pereira.

Desde que a Treecorp foi oficializada como dona da SAF, o time tem tido alta rotatividade no comando técnico. A média de permanência dos treinadores efetivos é de 104 dias, cerca de 3 meses e meio.

+ Confira a tabela completa do Brasileirão Série B

continua após a publicidade

O mais longevo desse período foi Guto Ferreira. Contratado no fim de 2023, ele ficou 159 dias no cargo. Sem contar os 30 dias de férias dos atletas, depois do fim do Brasileirão, o treinador teve 129 dias de trabalho com os atletas. Foram 22 jogos no total.

O segundo que mais ficou à frente do elenco alviverde foi Thiago Kosloski. Primeiro como interino e depois como efetivado, ele permaneceu no comando por 150 dias, em 22 jogos. Antônio Carlos Zago ficou no clube por 66 dias, em 11 jogos, e Fábio Matias, por 41, com oito partidas.

Neste ano, o time ainda foi comandado por James Freitas, por seis jogos. Mas como foi de forma interina, ele não foi contabilizado para a média.

continua após a publicidade

Ainda sem técnico, Coritiba tem sequência para afastar ZR

Nos próximo quatro jogos, o Coxa tem uma sequência contra times que, neste momento, estão da 10ª posição para baixo na tabela de classificação. Com isso, o Alviverde tenta se afastar do Z4. Hoje, o time ocupa a 14ª posição, estacionado nos 20 pontos.

+ Coritiba volta a buscar técnico na Série B: veja nomes disponíveis e favoritos

No sábado, o Coritiba enfrenta a Chapecoence (casa), em seguida o Botafogo-SP(fora), que está na zona de rebaixamento. Depois, já no returno, a Ponte Preta (casa), que está na 10ª posição, e o Brusque (fora), que também segue na ZR.

Coritiba passa por nova reformulação

Não é só o comando técnico que está instável no clube. O Coxa segue sem um CEO, que deve ser anunciado em breve, depois da saída de Carlos Amodeo. Nesta semana, houve outra saída no departamento de futebol. Paulo Autuori deixou a equipe depois de cerca de dois meses como diretor técnico.

Em meio a todos esses fatores, o clube ainda busca reforços para a equipe durante a janela de transferências. O clube ainda não anunciou nenhum novo jogador, mas tem negociações encaminhadas com o atacante Eryc Castillo, do Vitória, e o atacante Júnior Brumado, do Midtjylland, da Dinamarca.

+ Série B: Confira as movimentações da janela no Mercado da Bola

Sair da versão mobile