Coritiba quer vaga na Sul-Americana como a “cereja do bolo”; veja as contas
Garantido na Série A do Brasileirão, o Coritiba passa a focar na briga por uma vaga na Sul-Americana de 2023. Faltam duas rodadas, e o Coxa - 15º colocado, com 41 pontos - precisa subir pelo menos uma posição para carimbar o passaporte. Hoje, o principal concorrente do clube é o Bragantino, mas o Coritiba também tem chances de ultrapassar outros três clubes.
+ Confira a tabela completa do Brasileirão e os próximos jogos do Coritiba
O técnico Guto Ferreira reconhece as dificuldades, mas cita a fé demonstrada na vitória sobre o Juventude e define uma vaga na Sul-Americana como a "cereja do bolo".
"A fé que nós tivemos principalmente na partida contra o Juventude, com o gol aos 46 do segundo tempo, é a fé que temos que ter nas duas últimas rodadas. Sabemos das dificuldades, dependemos de resultados, não dependemos só de nós. Mas vamos seguir brigando, vamos seguir buscando, seguir buscando a cereja do bolo", falou Guto Ferreira em entrevista coletiva.
"Agora faltam duas rodadas. Paramos aqui? Não! Se tivemos fé de atingir esse objetivo (de permanecer), por que largar agora? Se a gente pode ter a condição de competição de altíssimo nível no ano que vem... "Ah, mas está difícil". E estava fácil quando acreditamos que poderíamos permanecer? Não. É acreditar até o último minuto", completou o comandante alviverde.
+ Coritiba x Flamengo: veja o gol, as fotos e a ficha da partida
O Coritiba tem 41 pontos. Com dois jogos pela frente, o clube pode ultrapassar Bragantino (14º colocado, com 44 pontos), Goiás (13º, com 46), Santos (12º, com 47) e Botafogo (11º, com 47). Ou seja, o Coxa precisa fazer pelo menos três pontos e secar concorrentes diretos.
+ Com 32 mil, Coritiba registra seu melhor público em 2022; confira o top-5
O Coritiba ainda enfrenta o Corinthians em casa e o Cuiabá fora. O jogo contra o Timão está marcado para quarta-feira (9), às 19h, no último jogo do clube no Couto Pereira em 2022. Já o duelo com a equipe mato-grossense será no domingo (13), às 16h, na Arena Pantanal.
Principal "alvo" do Coritiba, o Bragantino visita o Fortaleza e recebe o Fluminense. Já o Goiás encara o Flu fora e o São Paulo em casa. Santos e Botafogo também estão ao alcance do Coxa, mas o Coritiba precisaria vencer as duas e torcer para que eles perdessem todas as partidas até o final.
Tabela dos principais concorrentes do Coritiba
- Botafogo, 11º, com 47 pontos: Atlético-MG (F), Santos (C) e Athletico (F).
- Santos, 12º, com 47 pontos: Botafogo (F) e Fortaleza (C).
- Goiás, 13º, com 46 pontos: Fluminense (F) e São Paulo (C).
- Bragantino, 14º, com 44 pontos: Fortaleza (F) e Fluminense (C).
- Coritiba, 15º, com 41 pontos: Corinthians (C) e Cuiabá (F).
Este sonho de disputar a Sul-Americana, porém, só se tornou realidade e foco do clube após a permanência na Série A. Guto Ferreira comentou sobre o alívio com o fim do fantasma do rebaixamento.
"A dificuldade que era desenhada... A gente não pode esquecer que a gente ia enfrentar Flamengo e Corinthians na reta final. Já pensou em ter que decidir fora de casa contra o Cuiabá? E nós conseguimos. Nós não precisamos nem do jogo contra o Corinthians. Então, isso traz uma satisfação, uma emoção muito grande", concluiu o treinador.