Marketing

Coritiba quer internacionalizar marca com chegada de Slimani e europeus

Slimani foi recebido no Coritiba com festa da torcida

Para além do ganho esportivo, o Coritiba tenta internacionalizar sua marca com as chegadas de Islam Slimani, Andreas Samaris e agora Jesé Rodriguez. Juntos, os três têm quase 8 milhões de seguidores somente entre as redes sociais Twitter e Instagram. O Coxa, por sua vez, acumula 1,3 milhão de torcedores nestas mídias.

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“Além de toda a cobertura de conteúdo que fizemos nas redes, inclusive com entrevistas exclusivas, queremos estreitar a relação de paixão dos europeus e argelinos com a dos brasileiros pelo futebol, o que poderá fazer com que mais estrangeiros sigam as nossas redes. Acreditamos que a chegada deles, com toda a experiência e qualidade que têm, pode ajudar ainda mais o nosso plantel a conquistar os objetivos desejados”, afirmou Arnaldo Garcia, diretor de Marketing e Negócios da SAF do Coritiba desde julho.

+ Confira a tabela completa do Coritiba no Brasileirão

Primeiro argelino a jogar pelo Coritiba, Slimani foi uma “contratação de aeroporto”. Mais de 500 torcedores estiveram no Bacacheri para acompanhar a chegada do centroavante. Nas redes sociais, o impacto foi ainda maior, com cobertura nacional e repercussão internacional. O jogador é ídolo na Argélia e se destacou por onde passou.

“Desde que o Slimani foi anunciado, fizemos uma grande cobertura de conteúdo nas redes sociais, aproveitando-se do fato de ser um jogador com passagens por clubes tradicionais da Europa, além de ter disputado a Copa do Mundo no Brasil e ter feito gol em Curitiba no jogo contra a Rússia. Trouxemos o sentimento dele poder voltar para um lugar que marcou a sua vida como jogador. Além disso, é um grande ídolo na Argélia, país que é extremamente apaixonado por futebol”, explicou Garcia.

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O clube pretende usar principalmente Slimani como um “garoto-propaganda” de olho em fidelizar e agregar novos torcedores, além da busca de parceiros comerciais para a expansão da marca também fora do Brasil. O diretor também explica a importância de ter nomes de relevância internacional no plantel.

“Já temos explorado muitos conteúdos com ele [Slimani], e vamos continuar fazendo. Como ele já jogou na Europa, entende bem a importância que grandes jogadores têm para a expansão da marca do clube. Já ganhamos muitos seguidores argelinos e isso tem aumentado a cada dia”, revelou.

“Com reforços de impacto assim, temos oportunidades de realizar ações para nos aproximar do torcedor, fidelizar novos sócios e atrair a atenção de outros fãs para o Coritiba, inclusive de fora do Brasil. Já percebemos isso em nossas interações nas redes sociais após a chegada de Slimani e Samaris, por exemplo, em que conseguimos aumentar o engajamento, o que é muito importante para a valorização das propriedades comerciais do Coritiba”, acrescentou Arnaldo Garcia.

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Slimani na chegada ao Coritiba
Samaris assinou contrato com o Coritiba

Pesquisa mostra crescimento de engajamento do Coritiba nas redes sociais após chegada de Slimani

E as chegadas de peso já têm dado resultado. Uma pesquisa realizada pelo veículo MKTEsportivo nas redes sociais comprovou o crescimento das interações do Coritiba na semana da chegada de Islam Slimani.

Entre 23 e 29 de agosto, o Coxa ficou, pela primeira vez, à frente do Athletico em todas as redes sociais. Ao todo, foram 635 mil interações entre Facebook, Twitter, Instagram e TikTok (veja abaixo os dados).

Especialista em Marketing Esportivo comenta impacto da vinda de Slimani e europeus

O consultor de Marketing Esportivo e Comunicação, Erich Beting, acredita que o impacto das chegadas de grandes nomes serão de grande valia para o clube abrir portas em outro países. No entanto, o ganho precisa ser primeiro no âmbito esportivo. O Coxa tenta evitar o rebaixamento à Série B.

“Acredito que o maior ganho que o Coritiba busca, nesse momento, é o esportivo. Qualquer exploração de imagem do Slimani, hoje, é menos relevante do que o momento esportivo do time. Mas a contratação dele pode abrir portas para ações do Coritiba tanto na Argélia quanto em países por onde ele passou. É uma forma de fazer o fã do futebol do argelino ir atrás de conhecer o Coritiba por conta da chegada do jogador”, afirmou o fundador do portal Máquina do Esporte.

“O primeiro caminho para isso, logicamente, são as redes sociais. Entender o impacto que a contratação dele e dos outros reforços trazem para os seguidores das contas oficiais do Coritiba e de que forma isso pode vir a gerar oportunidades para o clube”, finalizou Beting.

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