Coritiba inicia preparação de Aspirantes com reforços e projetando Paranaense 22
De olho na base, o Coritiba iniciou, na última quarta-feira (2), o treinamento do grupo de aspirantes, que inicia no próximo dia 11 a disputa do Brasileirão da categoria. No entanto, mais do que o torneio, o clube planeja montar um elenco projetando também a próxima temporada.
Na campanha eleitoral, o atual presidente do Coxa, Renato Follador, tinha destacado que pretendia disputar o Paranaense com um time sub-23. Porém, por conta do calendário apertado, e também com a paralisação do Campeonato Paranaense nas primeiras rodadas, a ideia foi adiada. A tendência é que em 2022 pelo menos parte do Estadual seja jogada pelos aspirantes.
A categoria sempre foi muito debatida dentro do clube. No primeiro momento entendemos que seria muito difícil acontecer por conta de todos os ajustes dos primeiros quatro meses. O projeto tem duas intenções importantes: a primeira é projetar uma equipe que possa disputar o Paranaense do ano que vem; e a segunda é dar condições de calendário aos atletas das categorias sub-17 e sub-20, uma vez que estamos penalizados de não poder disputar os campeonatos brasileiros da categoria”, disse Paulo Thomaz de Aquino, gerente de preparação esportiva, ao site oficial alviverde.
Até por isso, o Coritiba vai montando este grupo com peças das categorias de base e também buscando reforços no mercado. Nesta semana, o clube já contratou seis jogadores para a categoria: o zagueiro Ronald, o lateral-esquerdo Gabriel Feliciano, e os atacantes Gui Sales, Thyaguinho, Vinícius Ribeiro e Levi Gabriel.
Base do sub-20 pode ser aproveitada
Para esta temporada, o Brasileirão de Aspirantes terá que ser disputado por atletas entre 20 e 23 anos, mas também podem ser inscritos quatro com mais de 24 anos e oito entre 17 e 19 anos. Até por isso a contratação de nomes que se encaixem no regulamento.
No entanto, existe a possibilidade de alguns destaques do time que está na semifinal da Copa do Brasil sub-20 serem integrados ao Aspirantes. Inclusive, o técnico será o mesmo, Zé Leão.
"Importante é ir pensando etapa a etapa. Primeiro fazer um bom campeonato, fortalecer este projeto dos Aspirantes, e poder ir contando cada vez mais com estes atletas no elenco profissional, e porque não no estadual ou em outras competições", afirmou o treinador.
Brasileirão de Aspirantes
O Coritiba está no Grupo B do Brasileirão de Aspirantes, que conta também com Avaí, Bahia, CRB, Fluminense, Fortaleza, Red Bull Bragantino e Santos.
Nesta primeira fase, estes times enfrentam os que estão no Grupo A (Ceará, Corinthians, Cuiabá, Figueirense, Grêmio, Juventude, Ponte Preta e Vitória). Os quatro primeiros de cada grupo avançam, formando dois quadrangulares. Os dois primeiros desta nova fase vão para a semifinal e, depois, para a decisão.