Coritiba pode terminar Brasileirão com sua pior campanha na história
Com o discurso de honrar a camisa após a confirmação da queda para a Série B, resta ao elenco do Coritiba não terminar o Brasileirão de 2023 com a pior campanha da história do clube na era do pontos corridos.
Para isso acontecer, será preciso ao menos pontuar na última rodada contra o Corinthians, no Couto Pereira, para “igualar” o ano de 2020.
Com 30 pontos em 37 partidas, o Alviverde já havia feito seu pior primeiro turno de todos, conquistando apenas 14 dos 57 pontos possíveis. Atualmente, está com um ponto a menos que sua pior campanha até então, há três anos, quando terminou o Brasileirão 2020 com 31 pontos (sete vitórias, dez empates e 21 derrotas, com saldo negativo de 23 gols).
Neste ano, o Coxa até venceu um jogo a mais (oito) e empatou seis vezes até aqui, mas já soma o recorde negativo de 23 derrotas e -30 gols de saldo. Ou seja, para terminar com uma pontuação superior, será necessário vencer o Timão.
Antes de 2020, quando caiu na 19ª posição, a pior campanha do clube nos pontos corridos havia sido em 2017, no rebaixamento anterior, com 43 pontos. À época, o Coxa acabou caindo em 17º apenas na última e fatídica rodada em Chapecó.
+ Confira a tabela completa do Brasileirão
Vitória também pode evitar pior campanha em casa em 2023 e na história
Com a pior campanha como mandante nesta edição do Campeonato Brasileiro, somando apenas 16 pontos (menos de 30% de aproveitamento) em quatro vitórias, quatro empates e dez derrotas, o Coritiba precisa vencer para sair desta lanterna e também para não ter sua pior campanha em casa na história da competição.
Em 2020, quando mais decepcionou a torcida no Couto Pereira, o time também foi o vice-lanterna como mandante ao terminar com 18 pontos (quatro vitórias, seis empates e nove derrotas).