Coritiba pode ser rebaixado já na próxima rodada? Entenda a matemática
Com apenas 23 pontos em 32 rodadas, o Coritiba vive situação virtualmente irreversível no Brasileirão. O clube precisa de um milagre para conseguir evitar o rebaixamento à Série B e a queda, agora, é verdadeiramente questão de tempo.
Mas o Coxa pode ser matematicamente rebaixado já na próxima rodada, a 33ª do campeonato? A resposta é pode, mas tudo depende da partida desta segunda-feira (6), às 21h30, entre Santos x Cuiabá, na Vila Belmiro.
Caso o Peixe vença a partida, ainda pela 32ª rodada, há uma combinação de resultados que pode decretar o descenso do Coxa na próxima rodada.
Entenda o cenário
O cenário é remoto. Além do resultado santista, outros dois jogos precisam combinar na rodada 33, além da própria derrota do Alviverde para o América-MG.
- Goiás vencer o Santos
- Bahia vencer o Cuiabá
Assim, como ainda há um confronto direto entre Cruzeiro e Goiás, o Coxa não poderia superar o primeiro time fora da zona de rebaixamento, pois faria no máximo 15 pontos (com 5 vitórias nos últimos cinco jogos) e chegaria a 38 pontos.
Outra hipótese de queda na 33ª seria com a rodada acontecendo como originalmente planejada, mas a partida Cruzeiro x Vasco foi adiada para 22 de novembro, o que evitou essa possibilidade.
São muitas contas a fazer e muitas hipóteses a considerar, mas a queda do Coritiba, infelizmente para sua torcida, é uma questão de tempo por causa da distância para os adversários diretos. Só uma bizarra e improvável combinação de resultados e desempenho perfeito daqui pra frente salva o clube do Alto da Glória.
ERRATA: A primeira versão da matéria dizia que o Coxa não cairia na 33ª em hipótese alguma por causa do adiamento de Cruzeiro x Vasco, mas não considerou o cenário da com o Santos vencendo no complemento da 32º rodada.