Análise

Coritiba passa sufoco desnecessário e é salvo por Muralha

Por
Fernando Rudnick
11/03/2022 03:06 - Atualizado: 04/10/2023 16:54
Coritiba vence Pouso Alegre nos pênaltis.
Coritiba vence Pouso Alegre nos pênaltis. | Foto: Divulgação/Coritiba

O Coritiba passou sufoco desnecessário, mas evitou a zebra e avançou à terceira fase da Copa do Brasil. Na noite dessa quinta-feira (10), após empatar por 1 a 1 com o Pouso Alegre no Estádio Manduzão, em Minas Gerais, o Coxa só garantiu a classificação nos pênaltis.

Na primeira partida depois do período de testes declarado pelo técnico Gustavo Morínigo, o Alviverde se salvou com ajuda do goleiro Alex Muralha. Muito criticado durante toda a carreira em penalidades máximas, o camisa 23 defendeu uma das batidas – outros dois erros dos mineiros decretaram a vitória por 3 a 2.

No tempo normal, o zagueiro Guillermo abriu o placar no início do segundo tempo de um jogo controlado pelo Coritiba. Os visitante desperdiçaram chances para matar o duelo, especialmente no primeiro tempo. O castigo veio aos 34, em um golaço de fora da área de Gledson, que arrastou a partida para além do esperado diante da enorme diferença técnica entre os times.

+ Confira a tabela da Copa do Brasil

Além da classificação, o Coxa abocanhou mais R$ 1,9 milhão. A premiação acumulada até aqui no torneio é de R$ 4,18 milhões. O adversário na terceira fase da Copa do Brasil será definido por sorteio, em data não definida pela CBF. O confronto começa na semana de 20 de abril.

O próximo compromisso é contra o Cianorte, fora de casa, na primeira partida das quartas de final do Paranaense. O duelo é neste domingo (13), às 18h30, no Albino Turbay.

+ Veja como foi o Pouso Alegre x Coritiba

Em uma Copa do Brasil repleta de zebras, o Coritiba entrou em campo com o claro objetivo de não se juntar ao grupo de medalhões precocemente eliminados liderado por Grêmio, Internacional, Sport e Vasco.

O time de Morínigo suportou à pressão inicial dos mineiros e conseguiu controlar a bola no primeiro tempo, com 55% de posse. O que chamou atenção foram os erros de finalização do Coxa, que teve oportunidades para marcar com Andrey e Alef Manga, sozinhos diante do goleiro Cairo. O primeiro bateu para fora, enquanto o segundo errou um domínio simples.

O volante Andrey ainda acertou a trave, de fora da área, em uma das nove tentativas dos visitantes nos 45 minutos iniciais. Muralha, por outro lado, trabalhou em cruzamentos e em uma rara finalização no alvo do Pouso Alegre, com o piá do Couto Denner.

Com Val no lugar do capitão Willian Farias, substituído por lesão, o Alviverde voltou do intervalo pressionando. E o gol veio aos 5 minutos, com o zagueiro Guillermo, que instantes antes sinalizou que estava machucado.

O uruguaio estava no lugar certo, dentro da pequena área, após Léo Gamalho quase marcar de cabeça. Ele ficou com a sobra após bate-rebate e abriu o placar.

Com Gustavo Bochecha no lugar do defensor, Val passou a atuar como lateral-direito. O Coxa seguiu dominando, ao mesmo tempo fazendo apenas o suficiente diante da diferença de qualidade técnica entre as equipes – o Pouso Alegre é o vice-lanterna do Campeonato Mineiro e disputava a Copa do Brasil pela primeira vez.

Muralha havia realizado apenas uma defesa no segundo tempo quando a zebra quis dar as caras. Aos 34, Gamalho desperdiçou a bola e gerou contra-ataque que acabou em um chutaço de Gledson, no ângulo. A igualdade mandaria o jogo às penalidades máximas.

Na primeira batida, a sorte ajudou o Coxa: Foguinho acertou a trave. Na sequência, Henrique marcou e Muralha defendeu o chute de Nando. No entanto, Andrey desperdiçou o próximo e manteve o Pouso Alegre vivo na disputa.

Depois, Luanderson, Val, Gledson e Régis acertaram suas cobranças até João Marcos, na quinta batida dos mineiros, encontrar a trave e dar a suada classificação ao Coritiba.

Ficha técnica

COPA DO BRASIL
Segunda fase
10/03/2022

Pouso Alegre (2) 1 x 1 (3) Coritiba

Pouso Alegre: Cairo; Nando, Ramon Baiano, Luanderson e Foguinho; Gledson, Carlinhos e Denner (Lucas Reis); Ebere (Fraga), Iago (Caio Daniel) e Hugo Freitas (João Marcos). Técnico: Francisco Diá.

Coritiba: Alex Muralha; Guillermo (Gustavo Bochecha), Henrique, Luciano Castán e Egídio; Willian Farias (Val), Andrey e Thonny Anderson (Régis); Igor Paixão, Alef Manga (Warley) e Léo Gamalho. Técnico: Gustavo Morínigo.

Local: Estádio Manduzão (Pouso Alegre-MG).
Data: 10/03/2022.
Gols: Guillermo, aos 5' e Gledson aos 34 do 2°.
Amarelos: Gledson e Nando (P); Luciano Castán, Régis e Val (C).
Árbitro: Douglas Schwengber da Silva (RS).
Assistentes: Leirson Peng Martins (RS) e Mauricio Coelho Silva Penna (RS).

Veja também:
Leila Pereira x John Textor: quem tem a maior fortuna?
Leila Pereira x John Textor: quem tem a maior fortuna?
Craque da Premier League que venceu Vini admite: "Quando o Real Madrid te chama..."
Craque da Premier League que venceu Vini admite: "Quando o Real Madrid te chama..."
Zagueiro "prodígio" ex-Corinthians supera drama e se consolida como titular
Zagueiro "prodígio" ex-Corinthians supera drama e se consolida como titular
Campeonato Paranaense encaminha transmissão dupla na TV aberta
Campeonato Paranaense encaminha transmissão dupla na TV aberta

Fernando Rudnick é formado em jornalismo e pós-graduado em comunicação esportiva. Sempre repórter, começou a cobrir o dia a dia dos times paranaenses em 2009, quando entrou na Gazeta do Povo. Atualmente, é coordenador do UmDois Es...

twitter
+ Notícias sobre Coritiba
Artilheiro do Coritiba não tem permanência garantida e atrai clubes da Série A
Futuro indefinido

Artilheiro do Coritiba não tem permanência garantida e atrai clubes da Série A

Contra marca negativa, Coritiba encara o Botafogo-SP; veja prováveis escalações
Série B

Contra marca negativa, Coritiba encara o Botafogo-SP; veja prováveis escalações

Eleições no Coritiba: conheça a trajetória dos membros de chapa de oposição
Associação

Eleições no Coritiba: conheça a trajetória dos membros de chapa de oposição

Coritiba passa sufoco desnecessário e é salvo por...