Com queda antecipada, Coxa usou reta final da Série A para observar pratas da casa
Com um elenco campeão nas categorias de base, o Coritiba aproveitou as últimas rodadas do Brasileirão para dar espaço aos "piás do Couto" no time profissional. Rebaixado desde a 35ª rodada, o técnico Guto Ferreira aproveitou os últimos jogos para inserir mais três jovens. No total, dez foram utilizados na temporada.
"É um trabalho árduo que já começou para o próximo ano. Nós tivemos estratégias de poder observar determinados jogadores que tiveram pouquíssimas oportunidades jogando dentro do que eles poderiam fazer, com os tempos de cada um para poder observar e tomar decisões", explicou Guto.
A base do Coritiba teve um ano de protagonismo no futebol paranaense e brasileiro. Campeão do Paranaense sub-20 e sub-15, o Coxa também lançou atletas na seleção sub-20. Ainda assim, apenas dez jogadores foram utilizados no profissional durante o ano: os atacantes Kaio César, Ruan Assis, Lucas Ronier e Éberth, os laterais Diogo Batista e Natanael, os zagueiros Thiago Domborksi, Thalisson e Jean Pedroso, e o goleiro Pedro Morisco.
"Daqui a pouco um jogador que estava aqui dentro explode aí fora e você fica lamentando. Na hora que você vai avaliar porque ele saiu, você nem deu oportunidade a ele. Então, mais do que nunca, a gente procurou oportunizar e agora vem a reestruturação. Alguns que tiveram oportunidade nesses últimos jogos também estão recebendo uma leitura para a montagem do melhor plantel possível, para que 2024 seja diferente", afirmou o treinador.
Oportunidade na reta final
O atacante Éberth, de apenas 20 anos, foi o último da base a estrear pelo Coxa no Brasileirão. O atleta entrou na partida contra o Corinthians, no Couto Pereira, na última quarta (7), aos 19 minutos do segundo tempo, no lugar de Edu.
O goleiro Pedro Morisco é a mais recente revelação dos piás do Couto. Ele fez sua estreia no empate com o Botafogo e, elogiado, ganhou sequência até a despedida do Brasileirão. Outro estreante foi Lucas Ronier que entrou contra o Bragantino e frente ao Corinthians.
Antes deles, alguns atletas já haviam figurado no profissional, como o atacante Ruan Assis, que jogou quatro partidas, o lateral Diogo Batista, com dez jogos, e os zagueiros Thalisson Gabriel e Jean Pedroso, que ganharam bastante espaço no elenco com os desfalques que o Coxa teve na defesa. Thalisson jogou 11 partidas e Jean Gabriel jogou nove.
Além deles, o atacante Kaio César foi integrado no início do ano, com António Oliveira e o lateral Natanael já está há quatro temporadas com a equipe profissional.
Dobradinha de títulos na base
Neste ano, a temporada das categorias de base rendeu dois títulos estaduais. O elenco sub-20 e o sub-15 foram campeões do Paranaense em outubro.
O sub-20 venceu o Londrina, depois de eliminar o Athletico na semifinal. O sub-15 venceu o PSTC, depois de também eliminar o rival nas semi.
Kaio César e Jean Pedroso na seleção
O atacante Kaio César, que "subiu" para o profissional no início do ano, foi medalha de ouro com a seleção nos Jogos Pan-Americanos do Chile. Ao lado do goleiro Mycael, do Athletico, a equipe comandada por Ramon Menezes conquistou o ouro após 36 anos.
O zagueiro Jean Pedroso participou do Mundial Sub-20 com a seleção brasileira de base. A equipe foi eliminada nas quartas de final por Israel.