Coritiba confirma nova data para votação do estatuto; veja detalhes
Diante dos movimentos envolvendo a Justiça e o clube nesta semana, a votação do novo estatuto do Coritiba sofreu mudanças. O Coxa confirmou, na tarde desta quinta-feira (29), que a assembleia geral de sócios será no dia 10 de setembro, das 9h30 às 14h. Antes, a reunião estava marcada para esta sexta-feira (30).
A votação acontecerá de forma online, no site oficial do Coxa. O acesso ao portal será feito na área restrita aos sócios, com login e senha a serem disponibilizados pela associação. A proposta de reforma estatutária pode ser lida aqui.
Em maio, o Conselho Deliberativo do Alviverde aprovou com 95% dos votos o texto da proposta do estatuto. A ideia do documento é dar mais segurança à associação junto à SAF, comandada pela Treecorp.
Uma das mudanças do documento é a diminuição dos membros eleitos para o Conselho Deliberativo de 160 para 120.
Nota do Coritiba confirma nova data da assembleia; veja abaixo
O Coritiba Foot Ball Club comunica a seu associado que em virtude de decisão judicial, conforme nota do Departamento Jurídico anexada abaixo, foi determinado o prosseguimento da Assembleia Geral que busca a aprovação do novo Estatuto.
Como havia sido suspensa sua realização, ficou impossibilitada de ocorrer na data fixada, havendo necessidade de ser remarcada para 10 de setembro de 2024 para que possam ser observados todos os prazos fixados em Edital previamente publicado, bem como para que os Associados recebam as informações, login e senha para votarem.
Ainda, o Edital prevê a possibilidade de eventuais alterações, nesse caso, por demanda judicial, sem que haja a necessidade de republicação, apenas realizando ampla divulgação aos Associados das alterações.
Então, ficam valendo todas as regras e disposições da convocação realizada, apenas e tão somente com a alteração da data de realização.
Nota Oficial Departamento Jurídico
JAMIL IBRAHIM TAWIL FILHO
Presidente do Conselho Deliberativo
Presidente em Exercício do Coritiba Foot Ball Club
Movimentos na Justiça foram motivo da mudança
Três torcedores do Coritiba entraram na Justiça com um ação contra associação argumentando que novas eleições para os cargos dos Conselhos Administrativo e Deliberativo do Coritiba deveriam ter ocorrido na primeira quinzena de dezembro de 2023.
Além disso, defendiam que os ocupantes destes cargos deveriam ter deixado suas posições ao fim de 2023 mas que, com o adiamento das eleições, a convocação da Assembleia Geral Extraordinária (eleitoral) deveria ter ocorrido dentro do prazo de 30 dias.
Por fim, concluíam que há ilegitimidade na ocupação dos atuais cargos, tornando também ilegítima, portanto, a convocação da Assembleia Geral Extraordinária do dia 30 de agosto, que votaria a alteração do Estatuto do Coritiba.
O trio conseguiu uma liminar, na última sexta-feira (23), na 12ª Vara Cível de Curitiba que pedia a convocação de novas eleições.
No entanto, na quarta-feira (28) o Coritiba conseguiu um recurso que suspendeu a liminar, com decisão da desembargadora Astrid Maranhão de Carvalho Ruthes, confirmando que os atos praticados pela associação estão todos em consonância com o estatuto atual do Coxa, "inexistindo ilegalidade".