Trio decide, e Coritiba conquista o 39° Campeonato Paranaense com méritos
A Taça Renato Follador é do Coritiba. Comandado pelo trio Alef Manda, Igor Paixão e Léo Gamalho, o Coxa garantiu o seu 39º título do Campeonato Paranaense ao vencer o Maringá por 4 a 2 neste domingo (3), no Couto Pereira.
O Maringá até abriu o placar com Matheus Bianqui no primeiro tempo, mas Alef Manga, Igor Paixão, duas vezes, e Léo Gamalho viraram o placar na etapa do final e garantiram a taça. Gui Sales também marcou para o Dogão.
O Coritiba começou melhor no embalo da torcida, inclusive com o apoio de ídolos. Alex e Henrique Dias, que já foram responsáveis por outros títulos estaduais para o Coxa, estavam nas sociais acompanhando o time de Morínigo.
Dentro de campo, Igor Paixão e Léo Gamalho tiveram chances logo no começo, mas pararam no goleiro Dheimisson. O jogo era aberto e muito parecido com o duelo da primeira fase. Tão parecido que o Maringá saiu na frente. Bianqui aproveitou um erro na saída do Coxa e mandou sem chances para Alex Muralha. Pouco depois, Alemão parou no travessão.
O Coxa retomou o controle da partida. Léo Gamalho reclamou de um pênalti, mas o árbitro mandou o lance seguir. Com a derrota parcial, o time desceu para os vestiários com um misto de aplausos e vaias. Das arquibancadas, a torcida também gritou "raça".
O incentivo/puxão de orelha deu certo, e o Coritiba marcou três gols em apenas oito minutos. Primeiro, a bola sobrou após escanteio, e Alef Manga fuzilou o goleiro maringaense. O "cara" dos Atletibas ajudou o time novamente na busca pela taça.
Além dele, o Coritiba também contou com a estrela do craque do campeonato, Igor Paixão. O camisa 98 recebeu cruzamento de Warley e mandou para as redes. Na sequência, ele tentou duas vezes para completar para o fundo das redes. São sete gols e seis assistências na temporada.
No fim, o Coritiba se desligou do jogo e sofreu sustos desnecessários. Gui Sales, que tinha acabado de entrar, ganhou da marcação pelo alto e descontou de cabeça - 3 a 2. Na sequência, o Maringá teve mais duas chances em chutes de fora. Apesar da vitória, são lições que ficam para a sequência da temporada.
Mas o Coritiba, além de Alef Manga e Igor Paixão, também conta com Léo Gamalho. E o camisa 9 fechou o placar aos 39. Ele recebeu na entrada da área, dominou no peito e acertou o ângulo. Um golaço para acabar com qualquer pressão, garantir o 4 a 2 e fazer o torcedor soltar o merecido grito. É campeão!
Ficha técnica
Campeonato Paranaense
Final - Volta
03/04/2022
CORITIBA 4X2 MARINGÁ
Coritiba: Alex Muralha; Warley, Henrique, Luciano Castán e Egídio (Guilherme Biro); Willian Farias, Andrey e Thonny Anderson (Robinho); Alef Manga (Val), Igor Paixão e Léo Gamalho (Clayton). Técnico: Gustavo Morínigo.
Maringá: Dheimison; Marcos Vinicius, Ronald, Vilar e Raphinha; Parrudo (Robertinho), Bianqui e Denoni (Brito); Mirandinha (Gui Sales), Saraiva e Alemão (David). Técnico: Jorge Castilho.
Local: Couto Pereira (Curitiba-PR).
Árbitro: Lucas Paulo Torezin.
Assistentes: Ivan Carlos Bohn e Victor Hugo Imazu dos Santos.
Gols: Matheus Bianqui aos 15 do 1°T; Alef Manga aos 2', Igor Paixão aos 4' e aos 8' e Léo Gamalho aos 39' do 2°T; Gui Sales aos 32' do 2°T.
Cartão amarelo: Ronald (M).
Público pagante: 27.650 pagantes.
Público total: 28.919 presentes.
Renda: R$ 1.031.045,00.