Coritiba mantém clássico com o Athletico sem restrições no Couto; diretor faz apelo
Após duas horas de reunião com órgãos de segurança na manhã desta sexta-feira (29), o Coritiba decidiu que não haverá restrição de público para o clássico com o Athletico, neste domingo (1º), no Couto Pereira. O clube não vai adotar medidas mais rígidas de segurança para o Atletiba. Havia a possiblidade de limitar a capacidade de público no estádio por questões de segurança e temor por uma invasão de campo.
Com isso, o primeiro anel das arquibancadas Renato Follador Jr e Mauá estará liberado para a partida. Além disso, a torcida do Athletico vai ocupar normalmente o espaço destinado na torcida visitante (segundo e terceiro anel). A restrição do primeiro anel já estava decidida desde a reunião da última terça-feira (26) e foi mantida.
+ Receba as notícias do UmDois Esportes no WhatsApp
Na tarde desta quinta (28), os check-ins para as arquibancadas nos dois setores foram bloqueados para os torcedores coxa-brancas. Para os visitantes, os 1.600 ingressos já se esgotaram. A capacidade do Couto é de 35.898 pessoas.
Diretor faz pedido à torcida
O CEO do clube, Carlos Amodeo, explicou as razões que levaram o clube a realizar uma nova reunião com as autoridades de segurança.
"Após o jogo contra o São Paulo, presenciamos um movimento forte nas redes sociais com o incentivo de atos de violência para esse jogo de domingo, pelo péssimo momento desportivo do clube, e aí nos deparamos, por exemplo, com uma pichação nos muros que remete à tragédia que aconteceu no Couto em 2009, e não poderíamos nos omitir. Estávamos em contato com os órgãos de segurança no sentido de tomar todas as medidas para garantir a segurança ao público. Ontem (28), tínhamos uma recomendação, uma sugestão, que avaliássemos o fechamento do primeiro anel (arquibancadas Renato Follador Jr e Mauá). Como convidamos todos os agentes envolvidos para essa reunião de hoje, interrompemos ontem os check-ins para discutir os pontos de vista e tomar a decisão. E o clube decidiu manter inalterado o processo de ocupação do estádio. O primeiro anel das arquibancadas Renato Follador Jr e Mauá estará aberto e vamos retomar o check-in que havia sido interrompido", explicou à Rádio Transamérica.
+ Confira a tabela do Brasileirão
Amodeo também fez um apelo aos torcedores do Coxa.
"Confiamos muito que todos os agentes envolvidos cumprirão o seu papel de garantir a segurança do público e também que o torcedor do Coritiba que virá ao estádio, independente da péssima fase que o time se encontra em campo, que venha em paz e com o intuito de apoiar o clube, e não de depredar e causar uma tragédia dentro do Couto Pereira".
Polícia Militar
O capitão Leonardo Socorro da Silva confirmou que a Polícia Militar fez a sugestão do bloqueio do primeiro anel do Couto Pereira.
"Após a reunião de terça (26), recebemos alguns informes de possíveis atos de violência. Por isso, propusemos ao Coritiba de fazer o bloqueio do primeiro anel para evitar uma invasão de campo e potencializar a segurança do estádio. Essa decisão foi feita em conjunto. O Coriitba chamou todos os componentes envolvidos. E decidiram por não implementar, neste momento, o fechamento do anel. Porém, essa decisão não compromete de forma alguma a segurança. O planejamento permanece o mesmo das forças de segurança com ações integradas para manter a segurança dentro e fora do estádio", disse.
Na noite da última quarta (27), após a derrota por 2 a 1 para o São Paulo, as paredes do Couto Pereira foram pichadas com ameaças e críticas à diretoria do clube. Na semana passada, depois da derrota por 5 a 1 para o Vasco, o estádio já havia sido pichado.