Há 15 anos, Coritiba chegou perto de golear Santos por 7 a 1; hoje, vive jejum contra o Peixe
O Coritiba está na lista dos que golearam o Santos neste século no Brasileirão. Diferente do Internacional, que aplicou o histórico 7 a 1 no último domingo (22), no Beira Rio, o placar da partida contra o Alviverde terminou em 5 a 1, em pleno Couto Pereira, na edição de 2008 do campeonato.
Quinze anos depois, o Coxa vive uma seca de vitórias contra o Alvinegro, e não ganha desde 2016. Na próxima quinta (26), as duas equipes se enfrentam na Vila Belmiro, às 21h30.
Naquela partida no Couto Pereira, em 2008, pela 36ª rodada da competição, Keirrison foi o dono da noite e fez quatro dos cinco gols. O último foi de Marlos. Comandado pelo técnico Dorival Jr, naquele ano, o Coxa terminou a temporada em 9º lugar e se classificou para a Sul-Americana.
+ Confira a tabela completa do Brasileirão 2023
Nos anos recentes, porém, o Alviverde passou a ter dificuldades de vencer o Santos no Brasileirão e a última vez que conquistou três pontos contra o Alvinegro foi em 2016, há sete anos. De lá para cá, o Coritiba perdeu cinco jogos e empatou dois. Pela Copa do Brasil, a equipe até chegou a vencer no ano passado, no Couto, mas foi eliminada no jogo de volta na Vila Belmiro.
Coritiba não vence na Vila Belmiro há 12 anos
Na casa do Santos, o Coxa não vence desde 2011, quando ganhou por 3 a 2. Desde então foram sete derrotas e dois empates. Nesta edição, por outro lado, o Santos está em uma situação dramática, na zona de rebaixamento e vem da goleada de 7 a 1 pelo Internacional, o que abalou o psicológico dos atletas. Na última terça (24), o elenco do Peixe teve uma conversa com a psicóloga da equipe.
O Coritiba enfrenta um cenário ainda mais complicado. Mesmo que apenas uma posição abaixo do Santos, o Alviverde tem dez pontos a menos. O Santos é o 18º colocado e soma 30 pontos, a equipe coxa-branca está na 19ª posição, com 20.
Veja o retrospecto do Coritiba contra o Santos
- 49 partidas
- 13 vitórias
- 9 empates
- 27 derrotas
Fonte: Helênicos