Goleada, polêmica e troca de técnico: O que mudou no Coritiba desde o 5 a 1 para o Grêmio?
No primeiro turno do Brasileirão, a goleada por 5 a 1 que o Coritiba sofreu para o Grêmio, na 12ª rodada, balançou a equipe Alviverde. Ainda comandada pelo técnico Antônio Carlos Zago, a partida foi a 18ª seguida sem vencer do Coxa. Depois do jogo, a polêmica entrevista coletiva resultou na demissão do treinador.
De lá para cá, Thiago Kosloski assumiu e viveu um bom momento, com quatro jogos de invencibilidade, a melhor sequência do Coritiba no ano até aqui. Ainda assim, a equipe voltou a oscilar e o técnico ainda não conseguiu mudar a trajetória do Alviverde no campeonato, que segue afundado na zona de rebaixamento.
+ Confira a tabela completa do Coritiba no Brasileirão
Na partida, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre, o Coxa sofreu gols de Cristaldo, Villasanti, Bitello, Luis Suárez e André. O atacante Alef Manga, hoje emprestado ao Pafos FC, do Chipre, marcou o único do Coritiba na partida.
Coletiva polêmica
Após o jogo, na entrevista coletiva, Zago foi duro e culpou o elenco e a diretoria pela sequência de resultados negativos.
"Já falei na cara, falo todo dia. A culpa é de quem construiu esse grupo. Os jogadores estão aqui porque contrataram. E quem contratou também tem culpa. Quem montou esse grupo é o maior culpado. Se contratou errado, tem que assumir essa culpa. O treinador sempre acaba pagando o pato. Depois da terceira rodada, contra o Bahia eu falei 'se continuar assim, cai para a segunda divisão'. Hoje não é diferente", disparou.
Dois dias depois, o treinador foi demitido e Thiago Kosloski assumiu como interino. Recentemente, Zago foi anunciado técnico da seleção da Bolívia.
Kosloski teve início positivo, mas não conseguiu tirar time da zona
Depois do vexame contra o Tricolor Gaúcho, o Coritiba, sob o comando de Kosloski, viveu a melhor sequência até aqui no campeonato, com três vitórias e um empate. O Alviverde venceu Goiás, América-MG, Fluminense e empatou com o Cruzeiro. Mas logo voltou a perder e sofreu oito derrotas seguidas, a pior série da história do clube.
Recentemente, o time voltou a vencer e ganhou pontos importantes contra Athletico, Atlético-MG e Internacional. Mesmo com os lampejos, o Coxa segue afundado na zona, na 19ª posição, com 23 pontos e precisa de 12, no mínimo, para sair.
O Grêmio, por outro lado, segue na parte alta da tabela. No primeiro turno, a vitória o colocou como vice-líder do campeonato. Hoje, é o quarto colocado, com 50 pontos.
Agora, o Coritiba recebe a equipe gaúcha para tentar embalar a segunda vitória seguida e diminuir a distância do primeiro time fora da zona. O jogo é nesta quarta (1), às 20h, no Couto Pereira.