Com 4% de aproveitamento fora, Coritiba encara dobradinha longe do Couto

Com 4% de aproveitamento como visitante, o Coritiba encara dois jogos longe do Couto Pereira que podem definir o futuro do clube no Brasileirão. Duas vitórias encaminhariam a permanência na elite nacional. Dois tropeços, porém, poderiam até jogar o Coxa para a zona de rebaixamento. Até por isso, o técnico Guto Ferreira pede para o clube "virar a chave" para os jogos contra Fortaleza e, depois, Juventude.
+ Confira a tabela do Brasileirão e os próximos jogos do Coritiba
O duelo com o Fortaleza está marcado para quinta-feira (27), às 19h, no Castelão. Já a partida contra o lanterna Juventude será na quarta-feira seguinte (2), às 19h, no Alfredo Jaconi.
"A gente ainda está a dois pontos (da ZR) e faltam cinco rodadas. O que nós mais precisamos é que temos dois jogos fora de casa importantíssimos e temos que virar a chave. Aí temos que mudar comportamento, temos que mudar resultado e temos que conseguir o resultado nessas duas partidas fora", afirmou o técnico Guto Ferreira após o 1 a 1 com o Internacional, domingo (23), no Couto.
+ Coritiba x Internacional: veja a ficha, as fotos e os gols da partida
O Coritiba ocupa atualmente a 15º posição, com 35 pontos. O Ceará, ainda fora da zona, tem 33. O Atlético-GO, primeiro clube dentro da ZR, tem 33. E o Cuiabá, 18º colocado, tem 31. Avaí (28) e Juventude (21) estão mais abaixo na tabela, em situação bastante delicada.
Pontuar longe do Couto, portanto, é fundamental na luta pela permanência na Série A. Para isso, porém, o Coritiba precisa quebrar um longo e incômodo jejum como visitante. São dois empates e 14 derrotas (11 delas seguidas) em 16 jogos fora de casa, o que representa 4% de aproveitamento.
Além da proximidade da ZR, dos três jogos sem vitória e do jejum fora, o Coritiba ainda encara um adversário em ascensão. O Fortaleza, que esteve na lanterna até a 19ª rodada, hoje é o 10º colocado, com 44 pontos. O clube cearense recebe o Atlético-MG às 20h desta segunda-feira (24).
"Vamos estruturar da melhor maneira a equipe para buscar surpreender lá em Fortaleza. Eles (Fortaleza) estão parecidos com o Inter, vivem um momento muito bom de resultados. Só que eles jogam só amanhã (segunda-feira, 24), e vamos assistir de carteirinha. De repente, pode nos ajudar, embora o Vojvoda rode bastante a equipe e isso faz com que a equipe não tenha um desgaste muito grande", completou o comandante alviverde.
Para a partida contra o Fortaleza, Guto não terá o zagueiro Luciano Castán, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Por outro lado, o treinador volta a contar com o lateral-direito Natanael, o meia Bruno Gomes e o atacante Matheus Cadorini, desfalques diante do Inter.