Com Coritiba fora, Operário mantém chance mínima de acesso: veja matemática
Com o Coritiba matematicamente sem chances de obter o acesso, o Operário representa a esperança paranaense de sucesso na Série B nesta reta final de temporada. No entanto, a situação do Fantasma é extremamente difícil.
O time comandado pelo técnico Rafael Guanaes está na 7ª posição, com 56 pontos, quatro a menos que o Ceará, que neste momento abre o G4. Faltam, neste momento, apenas duas rodadas para o fim da competição.
+ Confira a tabela completa da Série B do Brasileirão
O Operário encara o vice-líder, Mirassol, dentro de casa; e, na sequência, visita o CRB, que luta contra o rebaixamento, na rodada final da competição. De acordo com a matemática, entretanto, o Fantasma mantém apenas 1% de chances de acesso na competição.
Confira, a seguir, a matemática completa do acesso na Série B.
As informações estatísticas são do portal especializado, Infobola, do matemático Tristão García. Vale lembrar que a listas a seguir não reflete, necessariamente, a posição de cada clube na tabela da Série B, mas sim as chances de alcançar os objetivos ao final da disputa.
Série B: chances de acesso após a 36ª rodada
- Santos: 100%
- Mirassol: 92%
- Novorizontino: 90%
- Ceará: 67%
- Sport: 43%
- Goiás: 43%
- Operário: 1%
- Vila Nova-GO: 1%
- América-MG: 1%
Série B: riscos de rebaixamento após a 36ª rodada
- Guarani: 100%
- Brusque: 100%
- Ituano: 98%
- Ponte Preta: 61%
- CRB: 30%
- Chapecoense: 9%
- Botafogo-SP: 2%
Série B 2024: regulamento da competição
A Série B 2024 segue o formato adotado para a competição desde 2016, o qual espelha o regulamento da Série A do Brasileirão.
Sendo assim, o torneio é disputado por 20 clubes, que se enfrentam entre si e turno e returno ao longo de 38 rodadas. Todas as equipes disputam 19 jogos em casa e 19 jogos fora.
A competição acontece no formato de pontos corridos, com a classificação final definida após a somatória da pontuação ao final das 38 rodadas. No final da disputa, além do campeão, os outros três melhores colocados, que formam o G4, garantem o acesso para a Série A.
No outro extremo da classificação, os quatro últimos colocados são rebaixados para a Série C do Campeonato Brasileiro.