Coritiba pode ficar de fora da Copa do Brasil 2024?
A partida contra o FC Cascavel, neste sábado (11), às 18h, no Couto Pereira, vale muito para o Coritiba. Além de precisar reverter a vantagem da Serpente para garantir uma vaga nas semifinais do Campeonato Paranaense, o Coxa também mira assegurar a sua participação na Copa do Brasil de 2024.
+ Confira os duelos das quartas de final do Campeonato Paranaense
Com a extinção das vagas para a competição nacional via ranking de clubes, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) priorizou as disputas dos estaduais e os clubes paranaenses têm direito a cinco vagas na Copa do Brasil do ano que vem.
Por conta disto, o Verdão precisa avançar às semifinais para carimbar a vaga na disputa nacional. Como o FC Cascavel venceu o primeiro jogo por 3 a 1, o Coritiba tem que vencer por três gols de diferença para se classificar. Caso vença por dois gols de diferença, a definição da vaga será disputada nas penalidades.
Caso seja eliminado, Coritiba terá que "secar" adversários
Se o Coritiba não conseguir a classificação para as semifinais do Paranaense, o clube terá que torcer por uma combinação de resultados para conseguir uma vaga na Copa do Brasil de 2024.
O Coxa precisa torcer para que Athletico e Operário se classifiquem. O Furacão possui uma boa vantagem em seu duelo, tendo derrotado o São Joseense por 5 a 2, fora de casa. O Fantasma venceu o Aruko, por 2 a 1, também como visitante.
Por fim, o Coritiba teria que torcer para que o Maringá também avançasse diante do Cianorte ou que fosse eliminado com um resultado igual ou pior que o do Verdão. Na primeira partida entre as equipes do interior, o Leão do Vale venceu por 1 a 0, no Estádio Albino Turbay.
Caso as combinações via Estadual não aconteçam, o Coxa terá outras três oportunidades para conquistar uma vaga na Copa do Brasil de 2024 - sendo campeão da atual competição, conquistando uma vaga na Libertadores por meio do Brasileirão ou torcendo para que outro clube do estado conquiste uma vaga na Libertadores.