Fifa torna mundial punição de Alef Manga por esquema de manipulação
A Fifa, entidade maior do futebol, tornou mundial a suspensão de 360 dias imposta pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) ao atacante Alef Manga, ex-Coritiba, e atualmente emprestado ao Pafos, do Chipre. A informação é do ge.com.
Manga virou réu na investigação da Operação Penalidade Máxima em 27 de julho, quando ainda atuava no Coxa. No início de agosto, teve a sentença definida pelo STJD, quando já estava emprestado ao clube cipriota. Em setembro, o pleno do Tribunal ratificou a sentença.
A determinação da Fifa tem como data de início para o cumprimento da pena o dia 31 de julho. Ou seja, a decisão atual prevê que Manga poderia voltar aos gramados em cerca de nove meses.
Inicialmente, a punição valia apenas para o futebol brasileiro. No entanto, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) acionou a Fifa para que tornasse as penas internacionais. Em setembro, a entidade que rege o futebol mundial iniciou as punições.
+ Confira a tabela completa do Coritiba no Brasileirão
O atacante, então no Coritiba, foi investigado por receber R$ 45 mil para receber um cartão amarelo na partida contra o América-MG, pela 25ª rodada do Brasileirão de 2022. Ele confessou a participação no esquema.
Manga fez seis jogos pelo Pafos desde a saída do Alto da Glória e não marcou nenhum gol. O acordo entre Coritiba e o clube do exterior prevê que o Pafos não precisaria pagar pelo acordo caso o jogador fosse punido internacionalmente.
O vínculo de empréstimo vai até junho do ano que vem. Já o contrato com o Coxa se estende até dezembro de 2024. A tendência é de que ele seja devolvido ao Alviverde.