Coritiba empresta joia da base ao Palmeiras; acordo prevê venda milionária
O atacante Whalacy, que foi emprestado, nesta semana, pelo Coritiba ao Palmeiras, poderá ser vendido por um valor milionário se o clube paulista decidir efetuar a compra do atleta ao fim do período de empréstimo. O vínculo inicial com o Palmeiras vale por seis meses, mas poderá ser prorrogado por mais seis, até julho de 2025.
O contrato entre as equipes prevê que o Palmeiras pague R$ 4,5 milhões ao Coritiba por 70% dos direitos econômicos do atacante. O Coxa seguiria com posse de 30%. O atleta de apenas 17 anos foi apresentado nesta semana à equipe sub-20 do Alviverde paulista.
+ Confira a tabela completa do Coritiba na Série B
Antes de fechar com o Palmeiras, Flamengo e Vasco também procuraram o jogador. O negócio com o Cruzmaltino chegou a ser de interesse do Coxa, mas o clube pretendia fazer uma troca por um atleta do profissional da equipe carioca, o que não aconteceu.
Antes, no início da temporada, Whalacy chegou a ser negociado com o Cruzeiro, em uma troca pelo meia Daniel Jr. No entanto, Daniel Jr preferiu fechar com o Vitória e o Coxa encerrou as negociações.
Procurado, o empresário do atleta, Ruan Casemiro Stefankowski, não respondeu à reportagem.
Atacante do Coritiba terá calendário cheio na base do Palmeiras
Na base do Palmeiras, Whalacy terá a oportunidade de disputar o Brasileirão sub-20, competição que ocupa a maior parte do calendário de base do país, além da Copa do Brasil e do Paulistão da categoria.
Em janeiro de 2025, o atacante também poderá jogar a Copinha pelo Alviverde. O calendário mais cheio foi um dos fatores que ajudou na decisão de ser emprestado ao Palmeiras.
No Coxa desde os 10 anos de idade, o jogador foi o primeiro atleta nascido em 2006 a se profissionalizar no clube e atuar pela categoria Sub-20. Em 2022, chegou a treinar com o elenco profissional do time paranaense.
Na Copinha deste ano, Whalacy disputou três partidas e somou 85 minutos em campo, na edição de 2023, quando era o mais jovem do elenco, foi usado por apenas oito minutos. Na época, se tornou o mais jovem do Coxa a estrear na Copinha.
Em 2023, ele também entrou em uma partida da Copa do Brasil sub-20. Suas participações mais constantes foram no Campeonato Paranaense sub-20 e sub-17. Na atual temporada, disputou 13 jogos, entre Copinha e Estadual, e marcou dois gols.
Coritiba: Whalacy já defendeu seleção de base
Em 2023, Whalacy foi convocado para a seleção brasileira sub-17, em três oportunidades. Ele atuou em amistosos preparatórios para a Copa do Mundo da categoria.
Curitibano, o jogador tem vínculo com o Coxa até o fim de 2026. Segundo o jornalista Rogério Scarione, da Jovem Pan News, o Alviverde terá o direito de renovar contrato com Whalacy por mais dois anos no caso do Palmeiras não acionar a cláusula de compra.
+ Mercado da bola do Brasileirão: veja todas as contratações da janela
+ Série B: Confira as movimentações da janela no Mercado da Bola