Coritiba aposta em elenco jovem para 2021, mas com espinha dorsal veterana
Em meio à reformulação que vai fazendo em seu elenco para a temporada 2021, o Coritiba vai montando um grupo jovem, mas com peças experientes pontuais. Atualmente, o Coxa conta com 36 jogadores no time principal, com uma média de 23,9 anos.
Dos 35 atletas, somente oito têm mais de 30 anos, sendo Rafinha e Wilson os mais experientes, com 37 cada um (Rafinha fará 38 ainda em 2021), seguidos por Léo Gamalho (35), Robinho (33), Luciano Castán, Willian Farias e Waguininho (31), além de Nathan Ribeiro (30).
Por outro lado, 15 jogadores têm, no máximo, 21 anos. Quase todos eles vindos das categorias de base.
Reforços vieram para dar experiência ao Coritiba
As contratações para 2021, inclusive, vieram para dar essa experiência à piazada do Couto. Dos dez reforços, tirando os mais experientes, os outros ou estão na faixa dos 24-25 anos, como Jhony Douglas e Val, com 24, e Valdeci, com 25, ou estão acima disso.
Além dos "trintões", o zagueiro Wellington Carvalho, 28 anos, e o lateral-esquerdo Romário, de 29, também com bagagem no futebol, chegam com essa função.
Sem nenhum jogo ainda na temporada, o Coxa não tem um time-base titular. Mas a tendência é que a maioria dos reforços e também dos mais velhos do grupo comecem jogando. As exeções podem ser o lateral-direito Natanael (19), principal opção para a posição, e os meias Luiz Henrique (21) e Matheus Bueno (22), que vinham sendo aproveitados no Brasileirão.
De qualquer forma, a garotada certamente terá espaço ao longo do ano, mas não com a responsabilidade de resolver os problemas apresentados pela equipe, que culminaram no rebaixamento para a Série B.
Tabela do Paranaense 2021! Primeiras três rodadas têm jogos adiados, veja confrontos
O presidente do Alviverde, Renato Follador, já tinha declarado diversas vezes que uma das promessas de campanha da atual gestão era de dar espaço para as categorias de base.
"Talvez seja nosso grande discurso de campanha, trabalhar com as categorias de base, aproveitar os jovens. Tivemos vários jogos em que cinco ou seis jogadores eram oriundos da base, e que na gestão anterior não eram utilizados", disse ele, em entrevista recente ao UmDois Esportes.
+ Mercado da Bola do Coritiba: siga as contrações em tempo real