Coritiba e Athletico alternam domínio de clássico, mas não saem do zero
Equilíbrio foi o tom do clássico Atletiba 386. Coritiba e Athletico ficaram no 0 a 0, na noite desta quarta-feira (16), no Couto Pereira, pela oitava rodada do Campeonato Paranaense.
Com alternâncias no controle da partida, os rivais fizeram um primeiro tempo monótono, mas uma etapa final com chances perigosas de ambos os lados. No entanto, o gol não saiu.
Com o resultado, o Alviverde perdeu a chance de assumir a liderança e está com 15 pontos na tabela. Já o Rubro-Negro é o quinto, com 14, mas segue invicto na temporada. Em Atletibas, o Athletico não perde há seis confrontos.
O Coritiba tem pela frente agora o clássico com o Paraná. O jogo será no domingo (20), às 16h, na Vila Capanema. Já o Athletico encara o Cianorte no sábado (19), 19h, na Arena da Baixada, provavelmente com o elenco aspirantes.
Equilíbrio, boas chances, mas clássico Atletiba termina zerado
O técnico Gustavo Morínigo optou novamente por testar três zagueiros e utilizou um esquema 3-4-3. Já Alberto Valentim, assim como na estreia da temporada do time principal, optou por utilizar o 4-3-3. A novidade foi o atacante Pablo no time titular.
Em campo, os times fizeram um Atletiba equilibrado. O jogo foi truncado no primeiro tempo, com muitos erros de passes e sem grandes construções de jogadas. O Coxa assustou com Alef Manga e jogadas aéreas. Já o Furacão conseguiu marcar com Léo Cittadini depois de cobrança de falta, mas o gol foi anulado por impedimento.
A etapa inicial foi marcada mesmo pela briga entre as torcidas. Na divisa das arquibancadas, coxa-brancas e atleticanos quebraram o tapume que separa os torcedores e entraram em conflito. A Polícia Militar teve que intervir. O jogo ficou parado por quase 10 minutos até a situação ser controlada.
Depois do reinício da partida, o Furacão teve um domínio maior do clássico, mas também não foi suficiente para fazer o goleiro Alex Muralha trabalhar. Destaques para os volantes Andrey, do Coritiba, e Erick, do Athletico, que controlaram as meias canchas.
Na etapa final, o Athletico voltou com Terans e Bissoli nas vagas de Davi e Pablo. O Coxa voltou o mesmo na escalação, mas pressionando mais. Igor Paixão teve ótima chance após cruzamento, mas cabeceou para fora. O atacante ainda tentou de bicicleta na área, mas parou em Thiago Heleno.
A melhor chance, porém, foi do Furacão. Cittadini, mais uma vez, recebeu na área e bateu firme. A bola desviou na zaga coxa-branca e bateu no travessão. O Rubro-Negro ganhou força na reta final, mas não conseguiu superar a bem postada defesa do Coritiba. Empate justo pelo que os times fizeram no clássico.
Ficha técnica
CAMPEONATO PARANAENSE
8ª rodada
16/02/2022
Coritiba 0x0 Athletico
Coritiba: Alex Muralha; Guillermo, Henrique, Luciano Castán e Egídio; Andrey, Val (Gustavo Bochecha) e Régis (Thonny Anderson); Igor Paixão, Alef Manga (Matheus Alexandre) e Léo Gamalho. Técnico: Gustavo Morínigo.
Athletico: Santos; Marcinho, Pedro Henrique (Zé Ivaldo), Thiago Heleno e Abner; Erick, Matheus Fernandes e Cittadini (Julimar); Reinaldo (Carlos Eduardo); Davi (David Terans) e Pablo (Bissoli). Técnico: Alberto Valentim.
Local: Couto Pereira.
Árbitro: Leonardo Ferreira Lima (PR).
Assistentes: Andrey Luiz de Freitas (PR) e Wagner Junior Bonfim Ledo (PR).
Cartões amarelos: Igor Paixão (C); Bissoli e David Terans (A)
Público: 23.581
Renda: R$ 796.144,00.