Coritiba contrata coach mental para tentar reação contra o rebaixamento
Figurinha carimbada em clubes do futebol brasileiro e português, o coach esportivo Evandro Mota está de volta ao Coritiba.
O clube contratou o profissional para tentar mudar o ânimo do elenco nesta reta final de Brasileirão – atualmente, o Coxa é o lanterna da competição, com 14 pontos em 21 jogos disputados.
+ Confira a tabela completa do Brasileirão
Sua primeira passagem aconteceu em 2017, quando trabalhou com o técnico Marcelo Oliveira, mas não conseguiu evitar a queda à Série B.
“Honrado pelo convite e feliz por poder dar a minha colaboração para este grande do futebol brasileiro”, escreveu Mota em sua conta no Instagram na última sexta-feira (8). No perfil, o profissional compartilha vídeos motivacionais e conteúdos sobre futebol.
No Brasil, o último trabalho de Mota foi no Flamengo comandado pelo técnico Jorge Jesus, vencedor da Libertadores e do Campeonato Brasileiro em 2019. A amizade com o treinador português é de longa data e ambos trabalharam juntos também no Benfica e no Sporting.
Ele também integrou comissões técnicas de Cruzeiro e Internacional, campeões da Libertadores em 1997 e 2006, respectivamente, e da seleção brasileira em diversas oportunidades, inclusive na campanha do tetra, em 1994.
A chegada de Mota é uma substituição ao coach mental Ricardo Borin, contratado pelo Coxa em abril, mas que deixou o clube no mês passado.
Como trabalha o Coach Evandro Mota?
Em um de seus vídeos, publicado em junho deste ano, Mota explica por que alguns times não conseguem ter desempenho consistente no Brasileirão. Ele prega a importância da ambição e excelência para que um clube se mantenha vivo no campeonato.
Mota chama sua técnica de “estratégias e procedimentos de mobilização”, que, unida a aspectos técnicos, táticos e físicos, resultam, segundo ele, em uma mentalidade vencedora.
Mota já viajou com o elenco comandado pelo técnico Thiago Kosloski para a cidade de Itu, no Interior paulista, onde o Coxa faz uma mini intertemporada antes da partida contra o Bahia, nesta quinta-feira (14), às 20h, no Couto Pereira.
Mota tem passagem pelo rival Athletico
Há mais de quinze anos, em 2006, o coach esportivo passou pelo Athletico. O time, na época comandado por Lothar Matthäus, disputava o Brasileirão e a Copa Sul-Americana.
De acordo com registro do clube, depois que Mota chegou, o Furacão perdeu apenas um dos 14 jogos que disputou. Na Série A, terminou na 13ª posição. Na Sula, caiu nas semifinais para o campeão da edição, o mexicano Pachuca.