Brasileirão

Coritiba começa segundo turno com 75% de risco de ser rebaixado; veja desafios

Com o pior primeiro turno de sua história, o Coritiba vai começar a segunda parte do Brasileirão com 75,5% de risco de ser rebaixado, de acordo com o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

continua após a publicidade

Atual 18º colocado na tabela, com apenas 14 pontos, o Coxa só não tem risco maior que Vasco (76%) e América-MG (89,5%) de cair para a Série B. Para se livrar do rebaixamento, o time de Thiago Kosloski precisa fazer uma campanha inédita e mais que dobrar o aproveitamento no segundo turno.

+ Confira a tabela completa do Coritiba no Brasileirão

O primeiro compromisso do returno será contra o Flamengo no domingo (20), às 16h, no Couto Pereira, pela 20ª rodada. O UmDois Esportes traz desafios imediatos que podem ajudar o Coritiba na sequência de jogos.

Melhorar a defesa

O primeiro passo é voltar a ter uma defesa sólida. O Coritiba é o segundo time que mais sofreu gols neste Brasileirão: 36 gols, atrás apenas do lanterna América-MG, que sofreu 41. Média de quase dois por partida.

continua após a publicidade

Com Thiago Koloski, o Coxa chegou a ter uma melhora defensiva, passando dois jogos sem ter a defesa vazada, contra Cruzeiro e Fluminense. Mas depois levou quatro gols do Botafogo e, na última rodada, três do Corinthians. O treinador tem opções para serem testadas como os recém-chegados Reynaldo e Maurício – este apareceu no BID nesta semana e está apto para ser relacionado.

Encontrar um novo protagonista

Moreno e Robson podem ser “os caras” com a saída de Manga

O atacante Alef Manga ainda é o líder nos números positivos do Coritiba na temporada, mesmo ficando fora em vários jogos. A “Mangadependência” se explica quando o jogador esteve presente em nove das 10 vitórias do clube na temporada. Ao todo, o camisa 11, que foi emprestado ao Pafos FC, do Chipre, depois do envolvimento no esquema de manipulação de resultados, tem 13 gols e cinco assistências em 2023.

O Coxa precisa encontrar um novo cara que seja tão decisivo quanto Manga. Atualmente, quem mais se aproxima dos números é o atacante Robson. O camisa 30 tem sete gols e quatro assistências no ano, mas ainda não é tão protagonista como o ex-companheiro. Marcelino Moreno, por exemplo, é outro nome que vem crescendo e pode ajudar mais o Coritiba.

continua após a publicidade

Buscar reforços livres no mercado

O Coxa ainda vem buscando jogadores para reforçar o elenco e um nome que segue na pauta é o do atacante Islam Slimani. O argelino, inclusive, poderia assumir esse protagonismo citado no tópico anterior. A negociação segue em andamento. Além dele, mais um atacante de velocidade para suprir a saída de Manga seria prioridade.

E a torcida já tem questionado os reforços trazidos pelo diretor de futebol, Artur Moraes, já que, até o momento, nenhum deles chegou assumindo a titularidade. Os torcedores entendem que o trabalho, aliado ao agora poder aquisitivo do clube com a SAF, deveria ter contratado nomes de peso. A janela segue aberta para a contratação de jogadores livres no mercado.

Couto Pereira como aliado

Green Hell da torcida do Coritiba no Couto Pereira

Se no ano passado a campanha como mandante foi um diferencial para a manutenção do time na Série A, em 2023 os números não são animadores. Em nove jogos diante de sua torcida, o Coxa só teve duas vitórias, foram outros três empates e quatro derrotas, aproveitamento de apenas 33,3%.

Ter o Couto Pereira novamente como sua fortaleza pode evitar a queda. Isso porque serão 10 jogos no returno em Curitiba, e o time precisará de, pelo menos, 31 pontos para alcançar o número máximo de 45 pontos.

Exit mobile version