Coritiba fecha primeiro turno com sua pior campanha na Série B; Jorginho prega virada de chave
Depois da derrota para o Botafogo-SP, neste sábado (4), o Coritiba encerrou o primeiro turno da Série B com sua pior campanha da história na era dos pontos corridos. Apesar dos números ruins, o técnico Jorginho prega uma virada de chave no segundo turno do campeonato para conquistar o acesso ao fim da temporada.
Não será fácil. Fora de casa, a equipe não venceu nenhuma vez. Em toda a campanha, são apenas seis vitórias na competição, a pior marca desde o início dos pontos corridos na Segunda Divisão, em 2006.
"Me incomoda muito [não vencer fora de casa], mas podemos estancar de vez. Viramos o turno, tem que ter uma virada de chave. O que aconteceu no primeiro turno não pode acontecer no segundo. Temos que diminuir as possibilidades de erro", disse o técnico em entrevista coletiva.
Na última semana, em sua apresentação, o treinador ressaltou que a equipe vai conquistar o acesso, promessa que voltou a fazer depois da derrota em Ribeirão Preto. "O melhor de tudo não é o início, mas como termina. E nós vamos terminar na Série A", disse.
Jorginho fala sobre dor da derrota no Coritiba
Segundo o técnico, a equipe quer usar a derrota deste sábado como motivação para a próxima partida, contra a Ponte Preta, no domingo (11), às 16h. Ele ressaltou seu papel como líder para unir e motivar o elenco.
"É natural sentir muito a dor da derrota e isso é muito importante, porque naturalmente você valoriza muito a vitória. Eles tem que estar indignados e estão, querem ganhar, querem ganhar jogos fora. Neste momento, precisamos estar juntos", disse.
"É muito fácil nos momentos de dificuldade você esistir, e eu como treinador assumo a responsabilidade. Eu sou o líder e comandante da equipe", completou.
Coritiba tem pior desempenho que nos anos em que não subiu
Em 19 jogos, o Coxa tem pior desempenho que em 2006 e 2018, anos em que não conseguiu o acesso. Em 2006, somou 35 pontos no mesmo período e em 2018, foram 28 pontos.
Em 2021, foi o ano que o Alviverde mais pontuou nos primeiros 19 jogos e chegou a 36 pontos. Nos sete anos na Série B nos pontos corridos, o time nunca havia tido menos que sete vitórias e mais que seis derrotas.
Nesta temporada, são seis vitórias, cinco empates e oito derrotas. Fora de casa, a equipe paranaense tem a terceira pior campanha da Série B e não venceu nenhuma vez. No total, são três empates e seis derrotas longe do Couto Pereira.
Veja o desempenho do Coritiba nas edições da Série B
- 2024: 23 pontos - seis vitórias, cinco empates e oito derrotas
- 2021: 36 pontos - 10 vitórias, seis empates e três derrotas
- 2019: 34 pontos - nove vitórias, sete empates e três derrotas
- 2018: 28 pontos - sete vitórias, sete empates e cinco derrotas
- 2010: 33 pontos - 10 vitórias, três empates e seis derrotas
- 2007: 35 pontos - 11 vitórias, dois empates e seis derrotas
- 2006: 35 pontos - 10 vitórias, cinco empates e quatro derrotas