Com base titular, Coritiba tem oito atletas que atuaram em 85% dos jogos
Líder da Série B, com 48 pontos, o Coritiba vê na base titular construída por Gustavo Morínigo como uma das armas para a boa campanha. Repetindo quase a mesma formação nas últimas rodadas, o Coxa formou uma "espinha dorsal" composta por oito jogadores.
Até aqui, o Alviverde disputou 39 jogos, com o goleiro Wilson, o zagueiro Luciano Castán, os volantes Willian Farias e Val, o meia Rafinha e os atacantes Igor Paixão, Waguininho e Léo Gamalho disputando em campo em quase todos estes confrontos.
Os dois que mais atuaram foram o zagueiro Luciano Castán e o atacante Waguininho, com 37 jogos, seguidos por Wilson e Léo Gamalho, com 35 casa, Willian Farias e Igor Paixão, com 34, e Val e Rafinha, com 33.
Destes, sete são titulares. Apenas Rafinha é quem perdeu espaço, mas entrando com frequência no decorrer dos duelos. Em seu lugar, está Robinho, que já tem 30 participações em 2021.
+ Confira a classificação completa da Série B e os próximos jogos do Coritiba
As únicas posições que tiveram mais mudanças na formação foram as laterais e o companheiro de Castán na zaga. Durante algumas partidas, principalmente no Campeonato Paranaense, Igor, Wellington Carvalho e Romário eram os donos dessas posições. Porém, aos poucos o treinador foi trocando essas peças.
Nas laterais, as crias da base Natanael e Guilherme Biro ganharam a posição. O primeiro já tem 25 jogos na temporada, sendo titular em 23, enquanto o segundo atuou 22 vezes, em 21 começando entre os 11.
Já na defesa, a mudança veio com a chegada do veterano Henrique, curiosamente também revelado pelo Coritiba. O zagueiro estreou na quinta rodada da Série B, na vitória por 1 a 0 sobre o Vila Nova. Desde então, só ficou fora de uma partida, quando esteve suspenso. No total, foram 20 jogos.
Castán suspenso contra o Vitória
Apesar de ter a formação do time-base definida e jogando com frequência, depois de repetir a escalação por três jogos seguidos, pela terceira vez em quatro rodadas Morínigo terá que mexer na escalação por causa de suspensão.
Desta vez, quem fica de fora é o zagueiro Luciano Castán, que recebeu o terceiro cartão amarelo na vitória por 1 a 0 sobre o Vila Nova, na última sexta-feira (17). A tendência é que Nathan Ribeiro entre na posição. Por outro lado, Guilherme Biro deve retomar a vaga na lateral-esquerda, após estar suspenso no triufo diante dos goianos.
O Coritiba volta a campo na próxima quarta-feira (22), quando enfrenta o Vitória, às 19h, no Barradão, pela 25ª rodada da Série B.