Destaque na Série B e protagonista em reconstrução de clube: conheça o primeiro reforço do Coritiba para 2024
O primeiro reforço do Coritiba para a Série B de 2024 foi um dos principais nomes da reconstrução do Criciúma. O volante Arilson chegou ao clube catarinense ainda na Série C, em 2021, e deixa a equipe depois de conquistar o acesso à elite do futebol, dois anos depois, em 2023.
Anunciado pelo Coxa oficialmente nesta segunda-feira (11), Arilson foi um grande destaque na Série B deste ano. O volante iniciou a carreira no futebol mineiro, passou pelo futebol gaúcho e brilhou no Criciúma. Arilson é um dos sete jogadores que ajudou a equipe a subir para a Segundona em 2021 e teve papel importante no acesso à Série A em 2023.
"O Arilson era um mero desconhecido quando chegou. Em 2021, na Série C, não teve grande destaque. Mas, a partir de 2022, começou a ganhar espaço. Foi um dos principais jogadores nessas duas últimas temporadas", explica o jornalista Enio Biz, da Rádio Som Maior.
Na temporada de 2023, ele fez uma grande campanha. Foi líder da equipe em passes certos (85%), em desarmes (2,2 por partida) e interceptações (1,4 por jogo). Em 38 jogos, fez cinco gols, e foi destaque da competição, considerado um dos melhores volantes desta edição da Série B.
"O Coritiba acerta em cheio em contratar o Arilson. Ele sabe jogar a Série B, que é uma competição mais pegada. Eu não tenho dúvida nenhuma que em poucos jogos, o torcedor vai sentir que o Arilson vai agregar e muito", opina Biz.
Jogador rende melhor como segundo volante
O jogador, que vestia a camisa 8 no Criciúma, é um volante que sabe equilibrar funções defensivas com momentos em que precisa ser mais ofensivo. Em campo, ele tem papel importante na defesa da equipe, mas sabe chegar perto da área e se inserir em momentos decisivos do jogo, quando é preciso.
Definido como um jogador com raça, ele tem melhor desempenho como segundo volante para conseguir criar jogadas. Em um contexto de Segunda Divisão, o volante pode se tornar uma peça importante no elenco Alviverde, com as características físicas e táticas adequadas à competição.
"Arilson faz muito bem as duas funções. Tanto como marcador, quanto construtor. Ele atua bem como primeiro volante, porém, nessa posição, ele não consegue construir. Já como segundo volante rende muito bem. Sabe sair jogando e chega próximo a área adversária. Ele era um dos líderes e com identificação com o clube. Não é um fazedor de gols, mas ele corre, marca o jogo todo. A raça dele em campo é algo que chama a atenção", destaca o jornalista
Migrou para o campo para realizar sonho do pai
Arilson começou no futebol profissional com 19 anos, no Tupi, de Minas Gerais. Antes, jogava futsal, mas decidiu ingressar na modalidade de campo para realizar o sonho do falecido pai.
"O sonho dele era me ver no campo. Na minha cidade, em Juiz de Fora, eu passei na peneira, mas quando o cara gosta de futebol de salão não tem jeito. Voltei e fiquei no salão mais uns dois anos. Aí ele teve um problema de coração e faleceu, aí pensei 'vou realizar o sonho dele', passei no Tupi e fui", contou ao podcast Carvoeiro Doente, de Criciúma.
Depois do Tupi, Arilson passou por outros clubes mineiros, entre eles Pouso Alegre, da Série C, e Athletic, da Série D. O volante também fez parte do Pelotas, clube que disputa a segunda divisão gaúcha.
Veja os gols de Arilson pelo Criciúma
Ficha técnica
Nome completo: Arilson Carlos Alves Baptista
Nascimento: 30/11/1993 (Juiz de Fora - MG)
Posição: volante
Altura: 1,80m
Carreira: Tupi, Figueirense-MG, Pelotas, Valeriodoce, Poços de Caldas, Caldense, Uberlandia, Athletic-MG, Patrocinense, URT, Mamoré, União Luziense, Pouso Alegre, Criciúma.