Returno

Coritiba precisa de aproveitamento superior a líder da Série B para mirar acesso

Coritiba busca virada de chave

O Coritiba encerrou o primeiro turno com seu pior aproveitamento na Série B desde o início dos pontos corridos. Agora, o desafio é recuperar o desempenho na segunda metade da competição, mas para sonhar com o acesso a equipe precisa quase dobrar a pontuação.

continua após a publicidade

A média de pontos mínimos para conquistar o acesso à Série A nos últimos cinco anos foi de 63 pontos. Atualmente, o Coxa tem 23 pontos e ocupa a 15ª colocação, com seis vitórias, cinco empates e oito derrotas.

Nos próximos 19 jogos, o time precisaria de 40 pontos, um aproveitamento maior que o Santos, atual líder, teve no primeiro turno. O Peixe tem 34 pontos, com 10 vitórias, quatro empates e cinco derrotas.

+ Confira a tabela completa do Coritiba Série B

continua após a publicidade

Jorginho precisa repetir aproveitamento de 2019 no Coritiba

De volta ao Coritiba, o técnico Jorginho estreou com derrota no último sábado (3), contra o Botafogo-SP.

Para conseguir o aproveitamento necessário para atingir a média de pontuação do acesso nos últimos cinco anos, o técnico precisa repetir a trajetória que teve no Coxa em 2019.

Naquele ano, o treinador teve um aproveitamento de 71%, com nove vitórias, cinco empates e apenas uma derrota em 15 jogos. Se ele repetir o rendimento, o Coxa chegaria aos 40 pontos em 19 partidas no returno e alcançaria a soma de 63.

continua após a publicidade

Série B tem aproveitamento mais fraco nos útimos cinco anos

Diante da campanha ruim do Coritiba desde o início da Série B, diferentes técnicos que passaram pelo time falaram sobre o equilíbrio da competição neste ano. Com Jorginho, não é diferente.

Sei que na pontuação, naturalmente, estamos mais distantes. Mas mesmo que aparentemente a gente esteja mais longe, sabemos muito bem que está perto. Se encaixa duas vitórias já se aproxima do pelotão da frente”, disse o treinador em sua apresentação.

É esse fator que o Coritiba quer usar como um aliado no aproveitamento do segundo turno, já que nos últimos cinco anos, o líder da Série B nunca teve uma pontuação tão baixa na primeira parte.

Neste ano, o Santos conquistou 34 pontos em 19 partidas. O mais perto desse valor foi atingido em 2021, quando o Coxa terminou o turno na liderança, com 36 pontos. Na temporada passada, o líder antes do returno tinha 37 pontos. Em 2022, foram 42 pontos nos primeiros 19 jogos.

Pontuação dos líderes do primeiro turno da Série B por ano

2024: Santos – 34 pontos
2023: Vitória – 37 pontos
2022: Cruzeiro – 42 pontos
2021: Coritiba – 36 pontos
2020: Chapecoense – 40 pontos
2019: Bragantino – 38 pontos

+ Coritiba tem pior SAF entre as Séries A e B do Brasileirão; veja ranking por ponto vencido

Sair da versão mobile