Coritiba anuncia a saída de Paulo Autuori
O Coritiba anunciou, nesta quarta-feira (24), a saída do diretor técnico Paulo Autuori, em uma decisão em comum acordo. Nesta terça-feira (23), o técnico Fábio Matias já havia deixado o clube.
Autuori chegou em maio ao Alviverde, depois de passar pelo Cruzeiro durante a gestão de Ronaldo na SAF mineira. O agora ex-diretor alviverde chegou para fazer parte do departamento de futebol ao lado do head esportivo William Thomas, com quem já havia trabalho no rival Athletico, anteriormente. Thomas segue no cargo.
No Coxa, foi contratado para ser responsável pela gestão técnica e desenvolvimento metodológico de futebol do Coxa.
Autuori tentou vetar retorno de Alef Manga
Autuori se envolveu em um impasse envolvendo o atacante Alef Manga. O diretor se posicionou contra o retorno do jogador ao clube, depois do fim da sua pena, em 25 de julho.
O ex-diretor citou "princípios e valores morais" para indicar que Manga não deveria retornar ao clube. O jogador está em reta final da punição por manipulação de resultados e poderá entrar em campo a partir do dia 27 de julho.
Nas redes sociais, o atleta não esconde a vontade de retornar ao Coritiba. Com a saída de Autuori, o clube já não descarta possível reintegração ao elenco.
Ex-técnico do Coritiba, Matias foi aposta de Autuori
Contratado em junho deste ano, Matias foi uma aposta de Paulo Autuori e de Thomas. O técnico assumiu seu primeiro time de forma efetiva, após construir uma carreira no futebol de base e atuar em alguns elencos profissionais como interino, como no Botafogo.
Na terça-feira, o treinador deixou o clube após a goleada para o Santos. No total, o treinador teve apenas uma vitória, três empates e quatro derrotas, para um aproveitamento de 25%.
Procurado em outras oportunidade, Autuori não deu certo no Coxa
A contratação de Paulo Autuori para o departamento de futebol era um sonho antigo do Coritiba. O profissional teve uma aproximação com o Coxa em pelo menos duas oportunidades.
Em 2014, Autuori foi um dos mentores, ao lado de João Paulo Medina e do ex-meia Alex, do projeto de futebol idealizado por uma das chapas da eleição coxa-branca naquele ano. O projeto seria um dos pilares da vitória da chapa liderada por Rogério Bacellar.
Em 2023, Autuori voltou a negociar com o Coxa. Após se desligar do Atlético Nacional, da Colômbia, ele chegou a encaminhar um acerto com o Coritiba, mas as negociações falharam e ele assumiria na sequência o cargo no Cruzeiro. No clube alviverde, no entanto, a passagem de Autuori não deu certo.