Coritiba anuncia ex-Cruzeiro como novo CEO; conheça
O Coritiba anunciou, nesta segunda-feira (29), Gabriel Lima como novo CEO. O profissional chega para substituir Carlos Amodeo, que deixou o clube no início do mês.
Já no último sábado, o Coxa já havia anunciado o retorno do técnico Jorginho para a sequência da Série B.
+ Confira a tabela completa do Coritiba na Série B
Antes de ser oficializado no Coxa, Lima deixou o Cruzeiro em junho deste ano, depois do fim da gestão Ronaldo na SAF da Raposa. Ele assumiu a gestão do clube no começo de 2022 e foi importante para a reconstrução do clube.
Um dos feitos dele como CEO foi ser um dos líderes do processo de Recuperação Judicial da associação, um dos requisitos para a SAF de Ronaldo assumir, na época.
Conheça mais sobre o novo CEO do Coritiba
Gabriel Lima é formado em adminsitração de negócio pela Universidade Federal Fluminense (UFF). No currículo, acumula experiência como diretor em agências relacionadas ao esporte. No futebol, além do Cruzeiro, passou pelo Real Valladolid, da Espanha, como head de desenvolvimento de negócios.
No Cruzeiro, teve seu primeiro trabalho no futebol brasileiro. Quando chegou ao clube, a Raposa estava na Série B. Como CEO, ele conquistou o acesso e garantiu a permanência da equipe na elite em 2023.
No time mineiro, foi o líder da transição para SAF e responsável pelo diagnóstico e planejamento estratégico de negócio e operacional.
Amodeo deixou clube no início do mês
No início de julho, a Treecorp, grupo que possui 90% da SAF do clube, decidiu pela saída de Amodeo do clube. O CEO já estava sendo pressionado pela torcida e por conta dos resultados ruins em campo, desde 2023, e não seguiu no comando.
O primeiro CEO alviverde da era SAF deixou o time depois que a relação entre ele e o agora ex-diretor Paulo Autuori e William Thomas ficou abalada por conta de divergências em relação ao atleta Alef Manga. Na semana seguinte, ele foi anunciado pelo Vasco.
Coritiba passa por nova reformulação
A duas rodadas do início do segundo turno da Série B, o Coxa passa novamente por uma reformulação. Além da chegada do CEO, que vai se dedicar, prioritariamente, à area administrativa do clube, o futebol também passa por mudanças.
O diretor técnico, Paulo Autuori, deixou o clube na última quarta-feira (24). Após cerca de dois meses no departamento de futebol, o ex-dirigente não segue no clube.
Outra saída foi a do técnico Fábio Matias, depois da goleada pelo Santos, na segunda-feira (22), por 4 a 0. O técnico ficou 41 dias no clube, com uma vitória, três empates e quatro derrotas em oito jogos. Jorginho é quem assumiu o comando para o restante da Série B.
+ Série B: Confira as movimentações da janela no Mercado da Bola