Coritiba: Alef Manga paga multa e já tem possível data para voltar ao futebol

O atacante Alef Manga está mais perto de voltar a jogar futebol pelo Coritiba. Os advogados do atacante pagaram multa de R$ 50 mil, estabelecida pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).
Além disso, os representantes jurídicos do jogador fizeram uma nova petição ao STJD, para oficializar a liberação da volta aos treinos pelo Coxa. A informação foi divulgada inicialmente pelo Blog da Nadja e confirmada pelo UmDois Esportes.
+ Confira a tabela completa do Coritiba no Paranaense
Após envolvimento em manipulação de resultados no futebol brasileiro, Manga foi suspenso inicialmente por 360 dias. Na sequência, a conversão de pena reduziou o período pela metade, para 180 dias.
Desta maneira, a tendência é de que Alef Manga seja liberado para voltar ao futebol no próximo sábado, dia 27 de janeiro.
Além do pagamento da multa, os advogados de Manga aguardam também a definição do local onde devem ser distribuídas as 60 cestas básicas que completam a punição do atacante.
Alef Manga e o retorno ao Coritiba
Na semana passada, o CEO do Coritiba, Carlos Amodeo, e o técnico Guto Ferreira, falaram abertamente sobre o retorno do atleta ao Alviverde.
"À medida que ele foi julgado, que foi punido e está cumprindo a sua pena, no momento em que ele estiver com a pena cumprida e estiver quite com a Justiça desportiva brasileira, nós devemos sentar e conversar com ele e dar uma segunda oportunidade", explicou Carlos Amodeo durante uma tarde de entrevistas no CT da Graciosa.
Guto, com quem Manga viveu uma das melhores fases no Coritiba, em 2022, afirmou que o retorno do atacante vai agregar o elenco, mas pediu paciência da torcida.
"Se a pena dele for finalizada, a gente espera que ele possa sim chegar em uma boa condição. Para que o mais rápido possível ele possa recuperar o que perdeu. Se isso acontecer, e eu espero que isso aconteça, pela pessoa dele e pelo o que ele fez pelo Coritiba, não esperem ele de imediato sendo o Manga que era, vai demandar um tempo para recuperar tudo isso aí", ponderou o professor.
Quando Manga poderá jogar?
Depois da definição da data de retorno ao futebol pelo STJD, Manga ainda terá suspensão a cumprir por conta da briga generalizada no Campeonato Paranaense de 2023.
O atleta foi punido com oito jogos de suspensão e cumpriu o primeiro ainda no ano passado. Com isso, restam sete jogos para o atleta entram em campo em uma partida oficial pelo Coxa. Há ainda o tempo para ter o contrato com o Alviverde reativado e ser registrado oficialmente no BID.
Com isso, ele só deve ficar disponível para entrar em campo na segunda fase do Estadual, depois do dia 25 de fevereiro.