Coritiba afasta Thonny Anderson, Neilton e mais dois; novo técnico detalha decisão
Após as saídas de Gustavo Morínigo e René Simões – e a contratação do técnico Guto Ferreira –, o Coritiba também decidiu fazer mudanças no elenco de jogadores.
O atacante Neilton, os meias Pablo García e Thonny Anderson e o volante Maicky foram afastados do grupo principal e passam a treinar em horários alternativos no CT da Graciosa. A informação foi divulgada pelo site Coxanautas e confirmada pelo UmDois Esportes.
Perguntado sobre a situação, o novo treinador preferiu não citar nomes, mas explicou que precisa de todo o grupo "remando para o mesmo lado". Segundo Ferreira, jogadores que não teriam oportunidades neste momento iriam atrapalhar os objetivos coletivos em algum momento.
"Estamos aqui para buscar positividade, não negatividade. Temos que ter aqueles que se sintam importantes dentro do processo. À medida que temos um grupo com essa mentalidade, fatalmente temos a chance de conseguir objetivo multiplicada", disse o técnico.
+ Veja a tabela completa do Brasileirão
"Não é questão de qualidade, de indisciplina. É uma questão de poder oferecer a esses jogadores oportunidades de serem importantes dentro da estrutura e para esses que são excedentes não temos [como oferecer essa oportunidade]. Então, se não temos condição de oferecer o que eles aspiram, eles não tem de estar no grupo", reforçou Guto.
Dos afastados, Thonny Anderson é quem mais teve chances de jogar pelo Coritiba. Foram 27 jogos na temporada, com seis assistências para gol. Já Neílton entrou em campo apenas seis vezes em 2022, totalizando 98 minutos.
O uruguaio Pablo García também só atuou em seis duelos, com 192 minutos ao todo. No Brasileirão, ficou em campo por apenas sete minutos, enquanto o prata da casa Maicky sequer estreou como profissional.
Neílton nega indisciplina
Respondendo à uma postagem no Instagram, o atacante Neílton negou que tenha sido afastado por indisciplina. Segundo ele, seu comportamento é um dos melhores dos últimos anos.
"Eu treino todos os dias no meu máximo no clube e fora do clube, como vocês podem ver em algumas postagens. O motivo de me afastarem eu não sei porque não foi me passado, simplesmente fui comunicado ontem depois do treino que treinaria afastado do grupo sem ter um motivo ou satisfação", desabafou o jogador.