Coritiba adia eleição para 15 de dezembro, com votação online
As eleições do Coritiba, que aconteceriam neste sábado (12), foram adiadas em três dias. Por causa das medidas restritivas da pandemia de Covid-19, o pleito agora será na próxima terça-feira (15), com votação exclusivamente online. A posse segue marcada para 17 de dezembro.
A decisão foi tomada nesta terça-feira (8), após a Comissão Eleitoral do clube receber resposta negativa da prefeitura de Curitiba quanto à realização presencial da eleição.
O decreto estadual 6294/2020, editado na última quinta-feira (3), proíbe eventos presenciais que causem aglomerações com grupos de mais de 10 pessoas. A utilização de um sistema de drive thru também foi rejeitada pela Secretaria Municipal de Saúde.
Veja o comunicado da Comissão Eleitoral:
Eleição pode ir parar na Justiça
A mudança, no entanto, abre margem para judicialização do processo eleitoral coxa-branca. Recentemente, as chapas Coritiba Responsável, do presidente Samir Namur, e União Coxa, de João Carlos Vialle, haviam se posicionado contra a alteração no método de voto.
A alegação é de que não haveria confiabilidade, já que associados falecidos ainda constariam na base de dados do clube, por exemplo. Além disso, a realização de votação remota não estaria de acordo com o estatuto do clube, nem com o edital de convocação.
O outro candidato inscrito, Renato Follador, da Coritiba Ideal, é a favor da votação online.
Coritiba terá eleição somente via site
A plataforma escolhida para as eleições do Coritiba é a Eleja Online, que já prestou serviços para empresas como Globo, Shell, Unimed, Senac e também para o rival Athletico. Segundo apurou a reportagem, o custo total da eleição online será de R$ 14 mil.
Os 5.129 sócios aptos a votar precisarão fazer um cadastro no site para poder participar do pleito, que vai acontecer entre 10h e 16h do dia 15 de dezembro.
Podem votar associados contribuintes, maiores de 18 anos, que ingressaram no quadro social há pelo menos dois anos e que estejam em dia com suas contribuições, além de sócios remidos.