Conselho do Coritiba acusa SAF de passividade e cobra "guinada radical no futebol"
O Conselho Deliberativo do Coritiba enviou um ofício para a Treecorp Investimentos, dona de 90% da SAF alviverde, exigindo uma evolução urgente no futebol para que o clube volte à Série A do Campeonato Brasileiro.
"O acesso para a divisão principal é intransigível e inegociável, e certamente esse é o anseio e o objetivo de todos. Sabemos que não se pode exigir, nem foi assegurada a performance em campo como uma cláusula contratual, mas o tempo urge, e os resultados mostram que existem erros que devem ser o mais célere possível corrigidos", diz trecho do documento.
Além disso, os conselheiros acusam a SAF de passividade, argumentando que um tempo muito longo é tomado para que as decisões sejam feitas em relação ao departamento de futebol.
+ Confira a tabela completa do Coritiba na Série B
"O futebol é imediatista e talvez a maturidade não tenha sido alcançada, mas o que preocupa é a passividade e a demora na tomada de decisões em relação ao campo, futebol, nosso carro chefe (...) A Associação exige uma guinada radical no futebol como vem sendo realizada administrativamente. Não podemos aguardar a luz do amanhã", completa.
O documento foi enviado no último sábado (20) e é assinado pelos integrantes do Conselho Deliberativo, incluindo o presidente Jamil Ibrahim Tawil Filho e o representante da associação Vilson Ribeiro de Andrade, ex-presidente alviverde.
Conselho reconhece melhoria administrativa no Coritiba
Além de exigir o acesso à elite do futebol brasileiro, o ofício ainda repercutiu os protestos constantes da torcida alviverde. O Conselho Deliberativo lembrou que a venda da SAF teve uma alta aprovação dos torcedores e que foram geradas muitas expectativas.
"O imaginário de todos foi ativado, pois o Coritiba se aproximava de uma nova era, sem sofrer com dificuldades financeiras e administrativas. Mas nesse curto espaço de tempo, parece que nada mudou. Sentimento esse que transborda nas manifestações de insatisfação dos associados, protestos nas redes sociais e arquibancadas", diz outro trecho do ofício.
O texto reconhece o desenvolvimento de vários departamentos do clube, mas que nada vai adiantar caso o acesso não seja obtido.
"A transformação de setores como Marketing, Gestão Administrativa, Finanças, dentre inúmeras qualificações que o Clube demandava e estão sendo efetivamente realizadas. Transformações essas que serão esmagadas caso o campo não reverbere de forma positiva e vencedora".
"Nada será reconhecido no que já avançamos em todas as outras áreas, se o campo não for um espelho da gestão", completa.
+++ Técnico do Coritiba relata dificuldades em encontrar reforços: "Não é tão simples"
Coritiba encara o Santos na Vila
Fora de casa, o Coxa encara o Santos hoje à noite pela 17ª rodada da Série B.
A equipe alviverde ocupa o 13º lugar na tabela e está a seis pontos do quarto colocado, Novorizontino. Contudo, o Coritiba amarga uma sequência de cinco jogos sem vitória (três empates e duas derrotas) e está a dois pontos do Botafogo-SP, que é o primeiro time na zona de rebaixamento.