Clube europeu acerta compra e Coritiba vai receber valor milionário por joia
O Coritiba acertou a venda do atacante Kaio César, de 20 anos, para o Vitória de Guimarães. A equipe portuguesa decidiu exercer a cláusula de compra do jovem depois de um ano de empréstimo.
O clube vai pagar 1,5 milhões de euros (cerca de R$ 9,5 milhões na contação atual) ao Coritiba por 60% dos direitos do atleta, em um contrato de quatro anos.
+ Mercado da Bola: siga todos os rumores e contratações do futebol no Brasil
A informação foi divulgada inicialmente pelo jornal O Jogo, de Portugal, e confirmada pelo UmDois Esportes. A negociação está em fase final de assinaturas de contrato.
O atleta tinha empréstimo com o Vitória até o fim de junho e chegou a ser procurado por outras equipes da Europa, como Olympiacos, da Grécia, Bournemouth, da Inglaterra e Lens, da França.
Kaio César vem se destacando na atual temporada com quatro gols e sete assistências em 31 jogos pelo Vitória. No Coritiba, o jogador fez sua última partida em 2023, na última rodada do Brasileirão e disputou um jogo da Copinha em 2024, até ser emprestado para o cube português.
Kaio César jogou uma temporada pelo Coritiba
Revelação do Coxa, Kaio César fez uma temporada completa no profissional. No Alviverde desde os 14 anos, ele se destacou na base com a conquista da Copa do Brasil sub-20, em 2021, a primeira do Coritiba.
O atacante também foi medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos do Chile, em 2023. Ele estreou no profissional em 2023 e fez 36 jogos e teve um gol marcado. No início de 2024, foi emprestado para a equipe portuguesa e agora, se depede do clube onde foi formado.
Atacante foi considerado um dos melhores sub-20 do mundo
Kaio César apareceu recentemente na lista dos melhores atletas menores de 21 anos do mundo feita pelo Observatório do Futebol do Centro Internacional de Estudos do Esporte (CIES).
O destaque da base coxa-branca aparece como sétimo melhor "ponta direita de infiltração". Ele é o terceiro melhor brasileiro da categoria, atrás de Estêvão, do Palmeiras, o quinto, e Savinho, do Manchester City, em segundo.
O primeiro da categoria é Lamine Yamal, do Barcelona. Kaio César está emprestado ao Vitória de Guimarães desde janeiro e, no meio do ano, estendeu o contrato com a equipe até junho de 2025.