Próximo rival do Coritiba, Cianorte vive momento parecido com o do Coxa
Adversário do Coritiba nas quartas de final do Campeonato Paranaense, o Cianorte vive um momento parecido com o do Alviverde na temporada. Os dois foram eliminados na primeira fase da Copa do Brasil, acumulam uma sequência sem vencer e possuem dificuldades defensivas. Ainda assim, o Coxa não é batido pelo Leão do Vale desde 2017.
Na disputa da Copa do Brasil, o Cianorte perdeu por 3 a 0 e foi eliminado pelo Corinthians no Estádio Willie Davids, em Maringá, onde mandou o jogo. O Coxa, por sua vez, caiu para o Águia de Marabá, na derrota por 3 a 1, na cidade de mesmo nome, no Pará.
+ Confira a tabela completa do Paranaense 2024
Com as derrotas na competição nacional, os dois times estão há quatro jogos sem vencer. No Estadual, não vencem desde a oitava rodada, quando o Alviverde venceu o Galo Maringá, por 3 a 1, e o Leão do Vale ganhou do Azuriz, por 3 a 2.
Outra semelhança entre as duas equipes é a carência defensiva. Nos 12 primeiros jogos do ano, o Coxa levou 14 gols, o dobro em relação ao início de 2023, enquanto o Cianorte levou 16.
Cianorte não vence Coxa desde 2017
Na primeira fase do Paranaense, as duas equipes se enfrentaram na sétima rodada e o Alviverde saiu vitorioso fora de casa pela primeira vez na temporada. A partida terminou em 1 a 0 para o visitante, com gol de Robson.
A última vez que o Leão do Vale venceu o Coxa foi em 2017, na partida de ida da semifinal do Estadual, mas o Alviverde reverteu o placar dentro de casa e se classificou para a final, conquistando o título em cima do Athletico.
Nas 31 partidas disputadas entre Cianorte e Coritiba, a equipe do Alto da Glória venceu 21, já a do interior venceu apenas três, com sete empates.
Retrospecto do Coritiba no mata-mata
Nos últimos três anos, o Coritiba só avançou nas quartas em 2022, quando foi campeão. No ano passado, sob o comando do técnico António Oliveira, a equipe caiu justamente nas quartas para o Cascavel.
Em 2020, a situação foi ainda mais crítica e o Alviverde não chegou a se classificar para a fase mata-mata, ficando na nona colocação na tabela. Na época, o técnico era Gustavo Morínigo.
Em um retrospecto dos últimos dez anos, o Coxa não disputou a final da competição em cinco edições: 2014, 2019, 2020, 2021 e 2023.